Saltar para o conteúdo principal da página

Investigar Conhecer as reais necessidades e expectativas dos cidadãos e empresas.

Atualização05.01.2024

Definição

O que quer dizer esta etapa?

A Etapa "Investigar" é uma parte fundamental do processo de criação ou evolução de um serviço público digital. Esta etapa permite conhecer, descobrir e explorar o contexto, as necessidades e os problemas a que o serviço pretende responder. 

É nesta etapa que se realizam entrevistas com todas as partes interessadas, incluindo o cidadão, para compreender as necessidades, expectativas e desafios que o serviço tem que ter em consideração. Além disto é necessário realizar benchmark, para identificar tendências, boas práticas e problemas, e ainda encontrar novas oportunidades e criar novas soluções. Esta etapa permite ainda identificar possíveis riscos e desafios que podem surgir durante o desenvolvimento e a implementação do serviço, bem como planos de mitigação.

Ao “Investigar”, procure refinar e documentar claramente o âmbito do serviço público digital com base nas informações recolhidas durante a investigação.

Aplicação na prática

Como pode o Mosaico ajudar a Investigar?

Cada projeto, dependente do contexto e equipa, pode e deve ter a sua própria abordagem metodológica. Contudo, o propósito do Mosaico é ajudar (e desafiar) as equipas a transformarem não só os serviços públicos digitais pelos quais são responsáveis, bem como as suas próprias formas de trabalhar.

Assim sendo, se está na Etapa Investigar, poderá querer consultar alguns dos recursos e referências abaixo sugeridos:

01

Analisar a legislação e normativos internos que sustentam as ações do serviço

02

Construir um diagrama de serviços “as is” considerando os múltiplos canais

03

Analisar as soluções atuais e seu funcionamento

06

Planear a investigação

07

Realizar pesquisa quantitativa