Saltar para o conteúdo principal da página

Vamos transformar os serviços públicos?

Bem-vindo ao Mosaico, o modelo comum de desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais centrados nos cidadãos e empresas.

Os números que interessam no Mosaico

Descubra tudo aquilo que aqui pode encontrar

11

Princípios orientadores dos serviços públicos

5

Áreas técnicas disponíveis

67

Referências de leis e regulamentos

104

Referências de boas práticas

8

Guias práticos associados às áreas técnicas

54

Termos e explicações inseridos no glossário

Plataformas comuns da Administração Pública

Enquanto ferramenta para o desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, o Mosaico dá a conhecer as diferentes plataformas comuns do Estado, que podem e devem ser utilizadas por todas as entidades públicas para a implementação de determinado tipo de funcionalidades nos serviços públicos digitais.

Construir o futuro peça por peça

Tal e qual como os próprios serviços públicos digitais, o Mosaico é por definição um instrumento evolutivo. O plano de evolução do Mosaico permite-lhe conhecer em detalhe tudo o que poderá encontrar nesta plataforma no futuro.

Setembro 2021

Disponibilização da versão 0.1 do Mosaico (beta), com as funcionalidades basilares: conceitos, princípios, legislação, normas e regulamentos e plataformas comuns.

Julho de 2022

Lançamento da primeira versão do Mosaico, Arquitetura Empresarial para a Administração Pública, Perfis, Etapas, Guia técnico interoperabilidade, Guia técnico do Serviço de Autenticação.

Outubro 2022

Área técnica de Usabilidade, Inteligência Artificial e Cloud, Publicação da arquitetura de referência para suportar a nova geração de serviços públicos digitais e Mosaico traduzido na versão inglesa.