A inexistência de uma abordagem sistemática, método ou referencial comum, partilhado entre as várias entidades públicas portuguesas, para o desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, leva a que o cidadão tenha, em cada momento, uma experiência diferente de interação e comunicação. Há, portanto, a necessidade de responder a esta problemática com a garantia da efetivação dos princípios e boas práticas aceites de forma generalizada pelos vários governos, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
Sendo um tema abrangente e complexo, acelerado nos últimos anos por uma crescente necessidade de transformação digital e modernização do Estado e, por consequência dos seus serviços aos cidadãos através de canais digitais, tem um impacto muito significativo no dia-a-dia da vida das pessoas.
Tem como principal finalidade responder a dois problemas distintos: um ao nível do canal digital de relação do Cidadão com o Estado e outro ao nível da definição de um novo serviço público digital.