Saltar para o conteúdo principal da página

Etapas

Descubra o Mosaico através das suas várias etapas e o impacto que cada uma delas pode ter nos serviços públicos digitais disponibilizados aos cidadãos.
Atualização17.01.2024

Sobre as etapas

As Etapas são os vetores de leitura do Mosaico, com a amplitude mais estratégica dos seus conteúdos. Estas Etapas procuram personificar as diferentes perspetivas de trabalho a considerar quando se trata da construção de um serviço público digital destinado aos cidadãos ou às empresas em particular.

Etapas do Mosaico

Quando for pensar ou trabalhar um serviço público digital do futuro não se esqueça de:

Não sabe por que Etapa começar?

O Mosaico e, em particular, as Etapas, podem ser lidas de diferentes formas, conforme os desafios e necessidades de cada projeto. Diga-nos que tipo de projeto tem em mão que tentamos ajudar!Começar

Iterações possíveis

Quais as várias leituras das Etapas do Mosaico?

Compreender as diferentes leituras possíveis das Etapas do Mosaico é fundamental para usufruir da versatilidade deste processo de resolução de problemas. O Mosaico oferece um modelo flexível que pode ser adaptado para responder às necessidades específicas de cada projeto ou desafio. Independentemente das interpretações, o foco permanece inalterado: centrar-se nas necessidades dos utilizadores, promover a colaboração e usar a iteração constante para criar soluções eficazes e inovadoras.

As Etapas representam um ciclo iterativo de alinhamento, investigação, cocriação, experimentação, implementação, lançamento e avaliação. No entanto, a interpretação exata de cada etapa pode variar. O processo relaciona-se diretamente com os desafios das equipas e os diferentes cenários, apresentando propostas amplas de itinerários processuais.

A imagem apresenta o diagrama do fluxo de possíveis iterações das Etapas do Mosaico. Apresenta as 7 etapas e ilustra as diferentes abordagens possíveis conforme os desafios das equipas e os diferentes cenários. Por exemplo, para um projeto novo numa página inicial recomenda-se que se comece pela Etapa Alinhar, de seguida a Investigar, Cocriar, Experimentar, Implementar, Lançar e Avaliar. Por outro lado, se for um projeto já existente, propõe-se que se inicie pela Etapa Avaliar e de seguida avance para o Investigar seguindo a restante sequência recomendada anteriormente.A imagem apresenta o diagrama do fluxo de possíveis iterações das Etapas do Mosaico. Apresenta as 7 etapas e ilustra as diferentes abordagens possíveis conforme os desafios das equipas e os diferentes cenários. Por exemplo, para um projeto novo numa página inicial recomenda-se que se comece pela Etapa Alinhar, de seguida a Investigar, Cocriar, Experimentar, Implementar, Lançar e Avaliar. Por outro lado, se for um projeto já existente, propõe-se que se inicie pela Etapa Avaliar e de seguida avance para o Investigar seguindo a restante sequência recomendada anteriormente.