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Lançar Lançar a versão e aprender como melhorar o serviço de forma contínua.

Atualização05.01.2024

Definição

O que quer dizer esta etapa?​

A etapa "Lançar" é o culminar do processo que foi construído, é o lançamento de uma versão do serviço, que pode ser ou não a primeira, caso seja a criação de um serviço ou uma evolução. Tal não significa que não existam evoluções e melhorias a fazer mas esta é a etapa em que se partilha o serviço para os cidadãos e empresas. 

É nesta etapa que se aciona o plano de comunicação pois já se identificou e conhece o público alvo a contactar.

Na etapa “Lançar” definimos os KPI de lançamento para perceber se o mesmo foi bem sucedido. Um lançamento com sucesso proporciona um volume de dados que devem ser posteriormente analisados e classificados para medir o sucesso alcançado. 

Após o lançamento é importante recolher feedback: quanto mais cedo os utilizadores utilizarem o serviço, mais cedo recolhemos dados, identificarmos problemas e propostas de melhoria, mais rapidamente evoluímos e lançamos novas versões.

Aplicação na prática

Como pode o Mosaico ajudar a Lançar?

Cada projeto, dependente do contexto e equipa, pode e deve ter a sua própria abordagem metodológica. Contudo, o propósito do Mosaico é ajudar (e desafiar) as equipas a transformarem não só os serviços públicos digitais pelos quais são responsáveis, bem como as suas próprias formas de trabalhar.

Assim sendo, se está na Etapa Lançar, poderá querer consultar alguns dos recursos e referências abaixo sugeridos:

01

Implementar plano de comunicação

Criar o plano de comunicação permite perceber o objetivo a atingir na comunicação, qual a mensagem que se planeia passar, a quem, e a entender qual a estratégia a utilizar para transmitir esta mensagem. Nesta etapa implementa-se o plano de comunicação definido.

02

Definir KPI de lançamento

Definir as métricas usadas para avaliar o sucesso e desempenho do serviço, percebendo se o lançamento corresponde às expectativas e se os objetivos estratégicos foram atingidos.

03

Efetuar passagens a ambiente de produção

04

Recolher feedback

Utilizar ferramentas de feedback e canais de comunicação para recolher dados e informação concreta sobre a experiência dos utilizadores e das partes interessadas no serviço.

05

Analisar dados de acesso, comportamento e navegação

Recolher e analisar os dados para obter informação sobre o desempenho, a adoção e a eficácia do serviço.

06

Realizar ações de formação

Realizar ações de formação para esclarecimento de dúvidas e aumento da taxa de sucesso da utilização do serviço.

07

Gerir a mudança

Manter a comunicação contínua com os utilizadores e partes interessadas, mantendo-os a par das implicações, atualizações, melhorias e resolução dos problemas.