Saltar para o conteúdo principal da página

8. Trabalhe em equipa e de forma multidisciplinar Princípio

Atualização29.02.2024

Definição

O que quer dizer este princípio?

A utilização de equipas multidisciplinares na criação e evolução dos serviços públicos digitais é uma prática que garante diferentes perspetivas, pontos de vista, experiências e conhecimento. Deste modo, o desenvolvimento de um serviço público digital requer o envolvimento de diferentes tipos de perfis. A multidisciplinaridade das equipas é fundamental para criar um serviço que dê resposta integral às necessidades dos cidadãos, empresas e outras entidades da sociedade civil.

Benefícios

Porque é importante?

  • Acesso a uma rede de conhecimentos e relacionamentos mais alargada;
  • Permite a criação de serviços públicos digitais de melhor qualidade através da partilha de conhecimento e experiência das diferentes áreas;
  • Acelera o processo de encontrar soluções adequadas para os problemas e desafios;
  • Maior flexibilidade e capacidade de adaptação a alterações ou necessidades ad-hoc.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Fazer um levantamento das necessidades do projeto para proposta de equipa

Elaborar uma proposta de equipa, através de um levantamento das competências necessárias para a operacionalização do projeto, incluindo o dimensionamento de cada perfil (quantos recursos serão necessários para cada perfil).

Definir responsabilidades para cada perfil dentro de uma equipa

Definir as responsabilidades para cada perfil e respetiva posição na equipa, para que todos saibam como interagir em cada tipo de situação.

Assegurar uma comunicação aberta entre a equipa

Garantir o trabalho e espírito de equipa diariamente, fomentando a comunicação aberta entre todos os perfis. É importante fomentar a partilha de diferentes conhecimentos e experiências, coordenação, equilíbrio dos contributos de todos os membros, apoio mútuo, esforço repartido e coesão, pois vai inevitavelmente impactar o sucesso do projeto.

Incluir pessoas na equipa com experiência

Incluir pessoas na equipa com experiência, na prestação do serviço público digital em todos os canais offline relevantes e os sistemas de back-end, com os quais o serviço precisará integrar.

Fornecer à equipa conhecimento especializado

Fornecer à equipa acesso a conhecimento especializado, por exemplo análise jurídica, política ou específica do setor recorrendo a recursos de dentro, ou de fora da organização.

Garantir que a equipa possui uma visão geral dos trabalhos em curso

Garantir que toda a equipa possui uma visão geral dos trabalhos em curso e dos prazos a cumprir, mesmo não estando diretamente ligados. Perceber como o nosso trabalho está a impactar o trabalho das outras equipas e como as tarefas estão ligadas. Realizar reuniões de acompanhamento diário com a equipa para fazer um ponto de situação rápido e desbloquear problemas que estejam a impedir avançar os trabalhos.

Implementar sessões de team building

Implementar sessões de team building e atribuir responsabilidades dentro da equipa de forma a motivar os membros.