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Analista Funcional

Analisa os processos de negócio e otimiza o desempenho da organização através da aplicação de tecnologia
Atualização05.01.2024

Definição

O que significa ser Analista Funcional?

O Analista Funcional desempenha um papel fundamental na área de TIC de uma organização já que é responsável por entender as necessidades dos utilizadores e traduzi-las em requisitos funcionais para o desenvolvimento ou evolução de soluções tecnológicas.

O Analista Funcional é responsável pelo levantamento e análise das necessidades das partes interessadas, por documentar os requisitos de forma clara e precisa, através de especificações funcionais, diagramas de fluxo, casos de uso, entre outros, trabalha em colaboração com a equipa de desenvolvimento já que fornecem orientações e esclarecimentos sobre os requisitos funcionais e atuam como validadores já que garantem que as funcionalidades implementadas correspondem aos requisitos definidos.

Este perfil tem um foco muito grande na melhoria contínua já que acompanha as mudanças das necessidades dos utilizadores promovendo a evolução de serviços existentes.

Missão

Quais os objetivos deste perfil?

  • Analisar a informação e os processos necessários para apoiar o plano de negócio;
  • Formular os requisitos funcionais e não funcionais da organização e aconselhar sobre o ciclo de vida das soluções de informação;
  • Avaliar o impacto em termos de gestão da mudança.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Criar pontos de comunicação entre a equipa

Criar pontos de comunicação claros e regulares entre a equipa de negócio e a equipa de desenvolvimento.

Focar-se na release

Acompanhar os trabalhos durante o sprint e validar que os requisitos de aceitação são cumpridos. Fazer o rastreamento do que foi feito durante o sprint, de modo a comunicar as atualizações que foram realizadas em cada release (release notes).

Definir os requisitos de forma clara

Definir os requisitos de forma clara, através da criação de user stories, e critérios de aceitação claros para os desenvolvimentos e necessidades funcionais, uma vez que estes irão compor os itens do backlog.

Fomentar a realização de testes unitários e integrados

Fomentar a realização de testes unitários e integrados, de uma forma contínua ao longo do sprint, para garantir a qualidade do entregável do sprint.

Escrever casos de teste

Escrever os cenários “positivos” (em que o resultado é o esperado - caminho feliz) e os improváveis (em que a falha tem um forte impacto - o sistema deve estar preparado para lidar com um cenário que não é suposto acontecer). Escrever o passo a passo e o resultado esperado para cada um dos testes e identificar a ligação a uma ou mais user stories (garantir a cobertura de testes: uma funcionalidade tem de ter pelo menos um teste associado).

Executar testes de aceitação

Executar testes de performance, funcionais, de segurança e de carga, uma vez que o resultado destes testes irão determinar a aceitação de uma release para disponibilizar novas funcionalidades.

Reportar erros e melhorias

Reportar erros e melhorias indicando o ambiente, tipo de utilizador, os dados introduzidos, passos que foram feitos, erro obtido e evidências do que foi feito(screenshots, vídeos ou o texto com erro), qual o resultado esperado, quando ocorreu e os casos de teste associados. Sugere-se que sejam reportados numa ferramenta como o Jira, pois permite criar uma lista onde serão avaliados pelo product owner para decidir qual a sua prioridade e atribuir a quem os irá resolver.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

Quais as principais tarefas deste perfil?

  • Analisar e clarificar requisitos e processos de negócio;
  • Produzir especificações funcionais e respetiva documentação (ex. user stories e critérios de aceitação);
  • Elaborar documentação de casos de uso e casos de teste e acompanhar testes funcionais;
  • Elaborar manuais de apoio (ex. manual de utilizador, manual de processos);
  • Apoiar a transformação digital, identificando áreas de melhoria nos processos;
  • Aplicar metodologias de design thinking;
  • Fornecer possíveis soluções TIC em conformidade com a estratégia das TIC.

Experiência relevante

O que é importante ter?

  • Capacidade de análise de requisitos de negócio, produção de especificações funcionais e respetiva documentação;
  • Conhecimento de técnicas de notação para modelação de processos de negócio (ex. BPMN, UML);
  • Experiência com metodologias ágeis de gestão de projeto (ex. Scrum, Kanban);
  • Experiência com ferramentas MS Office, Jira e Confluence.