Saltar para o conteúdo principal da página

Começar a utilizar

Para facilitar os primeiros passos de adoção do Mosaico na sua equipa ou entidade pública deixamos aqui algumas sugestões de primeiros passos.
Atualização19.12.2023
Ver todas as atualizações

Bem-vindo ao Mosaico

Vamos construir os serviços do futuro?

Seja muito bem-vindo ao Mosaico.

Se é alguém que colabora na transformação digital dos serviços públicos portugueses, seja trabalhador ou parceiro da Administração Pública (AP), é fundamental que conheça o Mosaico e todas as ferramentas, orientações e boas práticas disponíveis.

Todos os conhecimentos e enquadramento serão um contributo imprescindível para a construção e evolução dos serviços públicos digitais que hoje temos. E é precisamente aqui que o Mosaico pode ajudar.

Vamos descobrir como?

Passo a passo

Por onde começar?

O sucesso dos serviços públicos digitais é um fator preponderante para o desenvolvimento do país.

Se é a primeira vez que está a consultar o Mosaico, propomos aqui, de forma muito simples, uma abordagem para começar este caminho, que levará os serviços públicos digitais do Estado português ao futuro. 

01 Os serviços públicos digitais do futuro

Para começar a utilizar o Mosaico é importante que conheça a visão de futuro para os serviços públicos digitais. O principal objetivo do Mosaico é apoiar as equipas da AP a desenhar e desenvolver estes serviços do futuro.

Conhecer visão de serviços

02 Tudo o que precisa de saber sobre o Mosaico

Agora que já conhece os serviços públicos digitais que queremos construir ou evoluir, é também importante que conheça em detalhe o Mosaico, desde a ideia e estratégia por detrás e até o porquê do nome Mosaico.

Conhecer o Mosaico

03 O princípio de tudo, os Princípios

O desenho e desenvolvimento dos serviços públicos digitais precisa de ser norteado por princípios claros. Os Princípios do