Saltar para o conteúdo principal da página

Começar a utilizar

Utilizar uma ferramenta como o Mosaico tem os seus desafios e por isso mesmo sugerimos algumas etapas iniciais que podem ajudar no início deste caminho.
27.09.2022

Bem-vindo ao Mosaico

Vamos construir o futuro?

Seja muito bem-vindo ao Mosaico.

Se aqui chegou é porque é alguém que acredita verdadeiramente que os serviços públicos digitais de excelência são um fator preponderante para o desenvolvimento do país e que só se podem centrar em quem devem servir, os cidadãos.

Muito provavelmente é também alguém que pode fazer muito pela transformação desses serviços públicos digitais. Uma transformação que não cabe a ninguém em geral, mas a todos os trabalhadores e parceiros da Administração Pública em particular.

Para isso é absolutamente fundamental que tenha à sua disposição as ferramentas certas. Os conhecimentos e o enquadramento que serão um contributo imprescindível para a construção e evolução dos serviços públicos digitais que hoje temos.

E é precisamente aqui que o Mosaico pode ajudar.

Vamos descobrir como?

Passo a passo

Por onde vamos começar?

Para facilitar os primeiros passos de adoção do Mosaico na sua equipa ou entidade pública deixamos aqui algumas sugestões para as primeiras etapas. Esta não é uma proposta de abordagem obrigatória. Cada equipa terá certamente os seus processos e dinâmicas já instituídas.

Contudo, se é a primeira vez que consulta o Mosaico deixamos aqui uma sugestão muito simples por onde começar este caminho que acreditamos levará os serviços públicos digitais do Estado português ao futuro.

01 Os serviços públicos digitais do futuro

Para começar a exploração do Mosaico é fundamental conhecer a visão de futuro para os serviços públicos digitais que está na sua base. É por causa disto que o Mosaico existe e a sua ajuda para conseguirmos alcançar esta visão é imprescindível.

Conhecer visão de serviços

02 Tudo o que precisa de saber sobre o Mosaico

Depois de conhecer onde queremos chegar, ou seja, os serviços públicos digitais que queremos construir, é também muito importante que conheça em detalhe o Mosaico. A ideia e estratégia por detrás e até o porquê do nome Mosaico.

Conhecer Mosaico

03 O princípio de tudo, os princípios

A construção e evolução dos serviços públicos digitais precisa de ser guiada por princípios claros. Aqueles conceitos que, aconteça o que acontecer, terão que estar sempre presentes em tudo o que fizermos. Os princípios no Mosaico são esse norte, e conhecermos bem todos os recursos a eles associados é outro passo essencial desta jornada.

Descobrir princípios

04 Agora é a sua vez!

Agora que já conhece muito melhor tudo o que Mosaico tem para lhe oferecer e ajudar, é importante que faça um exercício com a sua equipa. Olhe para os serviços públicos digitais que tem sobre a sua responsabilidade e perceba até que ponto eles cumprem todos os princípios do Mosaico. Esta é uma boa forma de perceber por onde começar o caminho de transformação digital que tem pela frente.

05 Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar?

Chegado a este ponto e depois de tudo aquilo que descobriu sobre o Mosaico é normal que lhe tenham surgido algumas dúvidas. Perfeito! É sinal que acredita que os serviços públicos digitais de excelência são um fator preponderante para o desenvolvimento do país. Lembre-se que não está sozinho nesta jornada. Sempre que precisar, pode contactar a Equipa de Gestão do Mosaico e marcar uma conversa para partilhar ideias, sugestões, críticas ou pedir ajuda com algum tema.

Entrar em contacto