Saltar para o conteúdo principal da página

Serviços públicos digitais

Todo e qualquer momento de relação entre o Estado, os cidadãos, as empresas e as entidades da sociedade civil, que tenham como intervenientes uma ou mais entidades públicas da Administração Pública.
Atualização15.12.2023
Ver todas as atualizações

Um Estado do futuro

O presente mostrou-nos que a capacidade de mudança e a transformação digital são essenciais à boa relação do Estado com o Cidadão. O futuro, é um caminho em permanente evolução, que é coletivo e se percorre pelo desafio humilde de colocar as pessoas, com todas as suas preocupações, necessidades, mas também ideias e desejos, no centro dos serviços públicos.

Definição

O que é um serviço público digital?

Antes de começar a explorar o Mosaico, é fundamental conhecer a visão de futuro para os serviços públicos digitais. Hoje, o serviço já não se caracteriza pelo local (físico ou digital) onde é prestado, mas sim, pelo valor que traz ao cidadão sobre qualquer necessidade do seu quotidiano, quer seja pessoal ou profissional. 

O Mosaico assume um serviço público digital como toda e qualquer relação entre os cidadãos, as empresas e entidades da sociedade civil com o Estado que tenham como intervenientes uma ou mais entidades da Administração Pública e que pretenda endereçar os direitos, as obrigações, e/ou as necessidades derivadas de um determinado evento de vida, em que a interação é suportada por canais digitais.

É essencial que, independentemente do momento, canal ou entidade responsável, estes serviços públicos digitais sejam construídos e evoluídos segundo um modelo comum transversal a todas as entidades públicas, garantindo uma experiência singular na relação do cidadão com o Estado, as empresas e as entidades da sociedade civil.

A nossa principal preocupação é, e deverá sempre ser, colocar o cidadão no centro de todas as coisas, utilizando os canais de relação que melhor respondam às necessidades dos utilizadores.

A quem se destina?

Cidadãos, empresas, entidades da sociedade civil e trabalhadores da Administração Pública.

Porque são necessários os serviços públicos digitais?

Para corresponder a diferentes “eventos de vida” dos cidadãos, empresas e entidades da sociedade civil.

Como desenhar e desenvolver os serviços públicos digitais?

Através da aplicação de um modelo comum transversal a todas as entidades públicas da Administração Pública.

Release 7.0 - 03/10/2023

Reformulação de páginas

Reformulação de conteúdos e Design System.
Melhoria