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Serviços públicos digitais

Todo e qualquer momento de relação entre o Estado, os cidadãos, as empresas e as entidades da sociedade civil, que tenham como intervenientes uma ou mais entidades públicas da Administração Pública.
Atualização18.12.2024
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Definição

O que é um serviço público digital?

Os serviços estão presentes ao longo de toda a nossa vida, desde pedir o primeiro Cartão de Cidadão para um bébé, matricular uma criança na escola, casar, abrir uma empresa ou pedir a reforma.

Para as entidades públicas, disponibilizar esses serviços ao cidadão requer a colaboração de vários profissionais e, por vezes, de várias equipas ou entidades, para que todos os passos necessários à sua conclusão sejam disponibilizados.

A definição de serviço não precisa de ser complicada: pode ser simplesmente “algo que ajuda alguém a fazer algo” (Lou Downe, Good Services, p. 19).

 

Princípios

Quais são os princípios orientadores?

O Mosaico define 11 princípios orientadores que devem ser seguidos pelas equipas no desenho e desenvolvimento de qualquer serviço público digital. Cada princípio detalha ações específicas, que as equipas podem adotar para construir serviços de excelência, alinhados com os padrões estabelecidos, nacional e internacionalmente.

Recentemente, o Decreto-Lei n.º 49/2024 reforçou a importância de adotar o Mosaico como o modelo de referência a seguir na Administração Pública, garantindo que os serviços públicos digitais são desenvolvidos com base em princípios sólidos e que respondem às necessidades dos cidadãos e das empresas.

Release 15.0 - 18/12/2024

Reformulação de páginas
Melhoria

Reformulação de conteúdos e Design System.