Antes de começar a explorar o Mosaico, é fundamental conhecer a visão de futuro para os serviços públicos digitais. Hoje, o serviço já não se caracteriza pelo local (físico ou digital) onde é prestado, mas sim, pelo valor que traz ao cidadão sobre qualquer necessidade do seu quotidiano, quer seja pessoal ou profissional.
O Mosaico assume um serviço público digital como toda e qualquer relação entre os cidadãos, as empresas e entidades da sociedade civil com o Estado que tenham como intervenientes uma ou mais entidades da Administração Pública e que pretenda endereçar os direitos, as obrigações, e/ou as necessidades derivadas de um determinado evento de vida, em que a interação é suportada por canais digitais.
É essencial que, independentemente do momento, canal ou entidade responsável, estes serviços públicos digitais sejam construídos e evoluídos segundo um modelo comum transversal a todas as entidades públicas, garantindo uma experiência singular na relação do cidadão com o Estado, as empresas e as entidades da sociedade civil.
A nossa principal preocupação é, e deverá sempre ser, colocar o cidadão no centro de todas as coisas, utilizando os canais de relação que melhor respondam às necessidades dos utilizadores.