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Facilitador - Scrum Master

Lidera e prepara equipas ágeis
Atualização05.01.2024

Definição

O que significa ser o Facilitador?

O Facilitador segue a metodologia Scrum no desenvolvimento dos projetos onde desempenha o papel de facilitador e de líder da equipa. Ele é responsável por promover e apoiar a implementação correta do Scrum, assim como facilitar a colaboração e o progresso da equipa de desenvolvimento. O Facilitador agiliza as reuniões desta metodologia ágil, ajuda a equipa a identificar e resolver impedimentos que possam afetar a produtividade ou o progresso do projeto, ajudando a remover qualquer obstáculo na equipa. Para além disso atuam como defensores da equipa e incentivam a transparência.

É importante clarificar que o Facilitador não é o gestor do projeto nem o responsável pela entrega do produto final, a sua função principal é garantir que a equipa de desenvolvimento siga as práticas da metodologia ágil e que tenha o ambiente adequado para atingir os seus objetivos.

Missão

Quais os objetivos deste perfil?

  • Criar uma equipa dinâmica, de alto desempenho, que minimiza os impedimentos no processo de desenvolvimento;
  • Conduzir a equipa, aplicando metodologias ágeis, para obter um fluxo de trabalho otimizado através da melhoria contínua;
  • Apoiar os objetivos da equipa e coordenar atividades com outras equipas.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Criar pontos de comunicação entre a equipa

Criar pontos de comunicação claros e regulares entre a equipa de negócio e a equipa de desenvolvimento.

Focar-se na release

Acompanhar os trabalhos durante o sprint e validar que os requisitos de aceitação são cumpridos. Fazer o rastreamento do que foi feito durante o sprint, de modo a comunicar as atualizações que foram realizadas em cada release (release notes).

Garantir que a equipa possui uma visão geral dos trabalhos em curso

Garantir que toda a equipa possui uma visão geral dos trabalhos em curso e dos prazos a cumprir, mesmo não estando diretamente ligados. Perceber como o nosso trabalho está a impactar o trabalho das outras equipas e como as tarefas estão ligadas. Realizar reuniões de acompanhamento diário com a equipa para fazer um ponto de situação rápido e desbloquear problemas que estejam a impedir avançar os trabalhos.

Principais atividades

Quais as principais tarefas deste perfil?

  • Ajudar a equipa a melhorar e responsabilizar-se pelas suas atividades, introduzindo valores, princípios e práticas ágeis;
  • Apoiar o gestor de produto na gestão do backlog;
  • Aplicar técnicas de team-building para melhorar o desempenho;
  • Promover a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional dos elementos da equipa;
  • Assegurar a melhoria contínua na qualidade do software;
  • Apoiar os processo e regras definidas pela equipa;
  • Facilitar reuniões regulares da equipa, incluindo a reunião diária, planeamento do sprint, demonstração e cerimónia de retrospetiva.

Experiência relevante

O que é importante ter?

  • Experiência comprovada na função de gestor de projeto e de Facilitador (scrum master);
  • Experiência com metodologias ágeis de gestão de projeto (ex. Scrum, Kanban);
  • Conhecimento em plataformas de gestão de projeto (ex. Jira, Confluence ou similares).