Saltar para o conteúdo principal da página

Implementar Desenvolver a solução de forma modular e escalável.

Atualização12.01.2024

Definição

O que quer dizer esta etapa?

A etapa "Implementar" assegura o desenvolvimento e permite tornar real o serviço público digital a disponibilizar. Esta etapa engloba os momentos de implementação e de desenvolvimento técnicos de forma ágil, com incrementos funcionais.

É importante que na altura de construir o serviço consiga verificar que se encontra no caminho certo, validando através de user stories ou descrições detalhadas das funcionalidades, e assim atingir os objetivos esperados. E lembre-se, que acima de tudo, a implementação é um processo iterativo e é sempre possível refinar o que já foi desenvolvido, testando e validando os resultados obtidos.

Nesta etapa considere consultar os princípios e boas práticas de desenvolvimento e recorra às plataformas comuns da Administração Pública enquanto aceleradores do desenvolvimento e da disponibilização do serviço.

Aplicação na prática

Como pode o Mosaico ajudar a “Desenvolver”?

Cada projeto, dependente do contexto e equipa, pode e deve ter a sua própria abordagem metodológica. Contudo, o propósito do Mosaico é ajudar (e desafiar) as equipas a transformarem não só os serviços públicos digitais pelos quais são responsáveis, bem como as suas próprias formas de trabalhar.

Assim sendo, se está na Etapa Implementar, poderá querer consultar alguns dos recursos e referências abaixo sugeridos:

01

Criar o product backlog

O backlog consiste numa lista de tarefas priorizadas conforme as necessidades do projeto. Estas tarefas devem ser acompanhadas de user stories que descrevem detalhadamente o objetivo da tarefa, para a equipa de desenvolvimento.

02

Atribuição de tarefas ao sprint

03

Desenvolvimento dos componentes

Trabalhar na construção da solução digital com base nos protótipos e na user storie descrita na tarefa.

04

Testar a usabilidade e acessibilidade

Antes de lançar o produto ou serviço é importante realizar testes de usabilidade e acessibilidade, bem como outros testes funcionais internos, que garantam que o mesmo funciona sem problemas, é fácil de usar e acessível a todos. É também necessário verificar que a solução cumpre os critérios de aceitação.