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Avaliar Avaliar a qualidade do serviço e perceba as melhorias a realizar.

Atualização30.07.2024

Definição

O que quer dizer esta etapa?

A etapa “Avaliar" permite conhecer o estado de arte em que o serviço se encontra. Aqui queremos perceber se atingimos os objetivos definidos e em que pontos podemos melhorar o serviço público digital. 

Nesta etapa vamos avaliar métricas, analisar dados, ouvir os cidadãos e empresas e perceber o que está a correr mal ou pode ser melhorado. Utilize também o Modelo de Conformidade e avalie o grau de cumprimento com os Princípios do Mosaico pelo serviço público digital. A partir da avaliação é possível identificar as áreas de atuação e estabelecer prioridades para definir próximos passos. 

Como refere um dos princípios do Mosaico, itere e melhore com frequência, a melhoria contínua deve ser encarada de uma forma proativa e não reativa, de modo a antecipar eventuais necessidades dos utilizadores e assim melhorar a interação com todos.

Aplicação na prática

Como pode o Mosaico ajudar a Avaliar?

Cada projeto, dependente do contexto e equipa, pode e deve ter a sua própria abordagem metodológica. Contudo, o propósito do Mosaico é ajudar (e desafiar) as equipas a transformarem não só os serviços públicos digitais pelos quais são responsáveis, bem como as suas próprias formas de trabalhar.

Assim sendo, se está na Etapa Avaliar, poderá querer consultar alguns dos recursos e referências abaixo sugeridos:

01

Recolher feedback

Utilizar ferramentas de feedback e canais de comunicação para recolher dados e informação concreta sobre a experiência dos utilizadores e das partes interessadas no serviço.

02

Recolher e analisar dados de acesso, comportamento e navegação

03

Aplicar o Modelo de Conformidade do Mosaico

Recorrer ao Modelo de Conformidade do Mosaico para medir a conformidade do serviço com os Princípios do Mosaico.

Quer saber se o seu serviço está alinhado com os princípios do Mosaico?

Avalie a maturidade do seu serviço digital com o Modelo de Conformidade, uma ferramenta simples e intuitiva que ajuda a identificar as áreas de melhoria e a tomar decisões mais assertivas.Conhecer o Modelo de Conformidade
Checklist

Checklist que permite identificar quais os princípios do Mosaico que estão a ser cumpridos.

Métricas de avaliação

Aferição do nível de maturidade do serviço digital de acordo com o cumprimento dos Princípios.

Sugestões de melhoria

Orientações para melhorar o serviço com base nos resultados da avaliação.