Conseguir medir o impacto e eficácia do serviço público digital ouvindo o público-alvo - cidadãos e empresas - é a base para conhecer a qualidade do serviço prestado e para identificar pontos de melhoria e de evolução.
Quer se trate de um serviço existente ou de um novo serviço digital, as necessidades e os comportamentos dos utilizadores mudam ao longo do tempo, pelo que a avaliação regular é tão importante.
A etapa “Avaliar” permite analisar e medir o estado e qualidade atuais do serviço junto de todos os atores e monitorizar o desempenho, tanto na vertente humana como na vertente técnica.
Realize testes de usabilidade e avalie se o serviço responde às necessidades. Caso detete um decréscimo de utilização determine a causa, para conseguir evoluir. Realize testes de segurança e de desempenho regulares para detetar desvios.
Comunique os resultados, negativos ou positivos, para envolver as equipas e os interessados na procura de soluções de melhoria. Para além disso, a partilha de experiências e o reconhecimento do trabalho realizado é um ativo valioso e que aumenta o sentido de comunidade entre as equipas da Administração Pública.