Saltar para o conteúdo principal da página

Experimentar Experimentar soluções antes de passar à implementação.

Atualização05.01.2024

Definição

O que quer dizer esta etapa?

A etapa "Experimentar" permite testar antes de implementar, numa escala controlada, e assim diminuir a margem de risco e aprender com os erros revelados com cada proposta de solução testada, ao mesmo tempo que se introduzem melhorias ao diagrama de serviço. 

Essencialmente, pretende-se simular, tanto quanto possível, a experiência final de interação com o serviço, de forma a testar e validar as escolhas de desenho de serviço. Verificar toda a jornada, abrangendo os diferentes componentes do serviço, é desafiador mas com diferentes níveis de fidelidade é possível simular diferentes pontos de contacto.

Aplicação na prática

Como pode o Mosaico ajudar a Experimentar?

Cada projeto, dependente do contexto e equipa, pode e deve ter a sua própria abordagem metodológica. Contudo, o propósito do Mosaico é ajudar (e desafiar) as equipas a transformarem não só os serviços públicos digitais pelos quais são responsáveis, bem como as suas próprias formas de trabalhar.

Assim sendo, se está na Etapa Experimentar, poderá querer consultar alguns dos recursos e referências abaixo sugeridos:

01

Realizar o diagrama do serviço e/ou dos protótipos

Realizar e simular as jornadas do serviço “to be” definidas e promover sessões de validação com as equipas técnicas associadas ao mesmo

03

Preparar a implementação

Produção de relatórios com as conclusões das atividades realizadas nesta Etapa e entrega formal dos diagramas de serviço.

04

Criar arquitetura da solução "to be"

Consultar as plataformas comuns e definir a arquitetura de solução, de acordo com a Arquitetura de Referência disponível no Guias Mosaico.