Saltar para o conteúdo principal da página

UX Designer

UX é a abreviação para User Experience. Os UX Designer ajudam a equipa a criar serviços públicos digitais acessíveis e focados no utilizador, respondendo da melhor forma às suas necessidades com uma experiência de utilização consistente.
Atualização05.01.2024
É importante perceber que os perfis UX e UI Designer são, em muitas organizações, desempenhados pelo mesmo profissional.

Definição

O que significa ser UX Designer?

Um UX Designer, ou Designer de Experiência de Utilizador, é um perfil que se concentra na criação e melhoramento da experiência geral de um utilizador ao interagir com um produto ou serviço. O seu principal objetivo é garantir que a experiência do utilizador seja eficaz, intuitiva e agradável.

Um UX Designer pensa, planeia, desenha e avalia todas as coisas que afetam a experiência do utilizador, como perceções e respostas a um produto ou serviço. O UX Designer considera o “porquê?”, “o quê?” e “como?” se utiliza um produto ou serviço. No entanto, é também importante frisar que não há uma definição única de uma boa experiência de utilizador. Uma boa experiência de utilizador é aquela que responde às necessidades específicas de um utilizador no contexto específico em que ele usa o produto ou serviço.

Para alcançar o objetivo, são realizadas pesquisas aprofundadas para entender as necessidades e expectativas dos utilizadores, que envolvem a recolha de dados e informações por meio de diferentes métodos de research.

A integração numa equipa multidisciplinar é fundamental para o trabalho de um UX Designer, uma vez que precisam de colaborar com outros perfis como designers visuais, programadores e gestores de projeto, para garantir uma experiência consistente e eficaz, em todos os aspectos do produto ou serviço.

Missão

Quais os objetivos deste perfil?

  • Garantir que os serviços públicos digitais são fáceis de usar e eficazes para os utilizadores, permitindo que estes cumpram os seus objetivos de forma eficaz e eficiente;
  • Melhorar a experiência do utilizador, tornando-a mais positiva e satisfatória, através da minimização de obstáculos, pontos de dor e confusão;
  • Assegurar que os serviços digitais são acessíveis a todos, independentemente das suas habilidades, necessidades ou deficiências, cumprindo as diretrizes de acessibilidade;
  • Desenhar fluxos de trabalho e interfaces que permitam aos utilizadores concluir tarefas de maneira eficaz, economizando tempo e recursos;
  • Incentivar a participação dos cidadãos no processo de desenho, através de uma comunicação fluida e oportunidades para feedback;
  • Manter a consistência no design de interfaces e na experiência do utilizador nos vários pontos de contacto com os serviços públicos digitais;
  • Acompanhar a evolução do serviço, recolhendo dados e o feedback dos utilizadores para iterar e melhorar constantemente;
  • Garantir que os serviços digitais estejam em conformidade com regulamentações e políticas governamentais, protegendo a segurança e a privacidade dos dados dos utilizadores;
  • Contribuir para uma comunicação clara e compreensível para o público, promovendo a transparência e a confiança entre o cidadão e o Estado.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Testar com frequência

Testar frequentemente, e em várias etapas do projeto, a usabilidade do serviço com potenciais utilizadores reais e fazer melhorias com base no feedback recebido.

Realizar user research

A experiência de utilizador começa com uma extensiva pesquisa antes de qualquer tipo de prototipagem. É importante realizar user research, para identificar as dores, objetivos, problemas e características dos utilizadores.

Desenhar jornadas do utilizador

Mapear as jornadas dos utilizadores para compreender as etapas percorridas ao interagir com o serviço. Isso ajuda a identificar pontos problemáticos e oportunidades de melhoria.

Utilizar uma linguagem simples e clara

Procurar utilizar uma linguagem simples e clara em todo o serviço. Evitar terminologias técnicas e de complexidade desnecessária. Garantir que as informações são facilmente compreensíveis.

Evoluir constantemente

Manter o seu serviço relevante e atualizado, incorporando o feedback contínuo com melhorias que procurem responder às necessidades dos utilizadores.

Criar personas

Criar personas que representem grupos de utilizadores com características semelhantes. A criação de personas ajuda a manter o foco nas necessidades específicas dos utilizadores durante o desenho dos serviços.

Realizar benchmark

Comparar o seu serviço com outros serviços concorrentes e analisar referências do setor para identificar boas práticas e oportunidades de diferenciação.

Adotar metodologias ágeis

A adoção de metodologias ágeis promove pequenas entregas que permitem várias iterações ao longo do projeto. Desta forma, o serviço ou produto é avaliado com frequência e evoluí rapidamente para conseguir responder mais facilmente às necessidades dos utilizadores.

Entender o contexto

Antes de começar qualquer processo de desenho, é fundamental entender o contexto em que o serviço ou produto é utilizado e quem são os seus utilizadores.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

Quais as principais tarefas deste perfil?

  • Realizar e conduzir pesquisas com utilizadores: o papel principal do UX Designer é aprender sobre os utilizadores de um produto ou serviço digital, conhecendo os comportamentos, objetivos, motivações e as necessidades dos utilizadores;
  • Criar personas: consolidar e interpretar os resultados da pesquisa com os utilizadores para construir personas representativas. Cada persona destaca a informação demográfica do utilizador, incluindo necessidades, motivações e potenciais respostas;
  • Definir a arquitetura de informação de um produto ou serviço: é responsável pela organização e estruturação dos conteúdos num website para orientar os utilizadores na execução de tarefas e educá-los sobre um produto ou serviço;
  • Criar wireframes e fluxos de navegação: wireframing é uma das principais tarefas do UX Designer, uma vez que são esboços de design que representam as etapas ou os interfaces de um website ao longo de toda a experiência de utilização;
  • Realizar testes com utilizadores: é fundamental realizar testes com utilizadores após o lançamento do produto ou serviço. Estes testes permitem aos designers analisar e recolher feedback sobre a interação dos utilizadores com o produto ou serviço, avaliando a usabilidade, acessibilidade e instintividade do mesmo.

Experiência relevante

O que é importante ter?

  • Experiência em UX (User Experience);
  • Experiência em User Centered Design;
  • Experiência em research;
  • Experiência na utilização das ferramentas Microsoft Office (Word, Excel e Power Point), plataformas de colaboração (Miro, Trello, Notion, etc), ferramentas de análise e métricas (Hotjar, Google Analytics, etc.) e ferramentas de desenho e prototipagram (Adobe XD, Figma, Sketch, etc.) dependendo das preferências da organização;
  • Conhecer os requisitos de acessibilidade;
  • Boas capacidades de comunicação oral e escrita para apresentar e defender ideias de forma clara e persuasiva, tanto para a equipa como para stakeholders;
  • Experiência com as metodologias ágeis (Scrum e Kanban).

 

UX vs. UI Designer

Quais as principais diferenças?

Tanto o UX como o UI Designer são perfis cruciais na criação e evolução de produtos ou serviços digitais, no entanto, concentram-se em fases e aspetos diferentes do processo de design. 

O UX Designer preocupa-se com o desenho da jornada do utilizador, sobre como o produto ou serviço funciona e como as pessoas interagem com ele. Procura compreender as necessidades dos utilizadores e criar um design que seja simples, eficiente e agradável de usar. 

 O UI Designer, por outro lado, desenha o cenário da jornada pensada pelo UX Designer. É sobre o visual e a usabilidade do serviço ou produto. Envolve o desenho de interfaces e outros componentes como botões, cartões e todos os elementos gráficos com os quais os utilizadores interagem. 

Em suma, enquanto o UX Designer trata da experiência geral do utilizador, o UI Designer trata de como essa experiência é apresentada visualmente. Ambos os perfis são importantes e trabalham juntos para criar uma experiência de utilizador completa e agradável.