Saltar para o conteúdo principal da página

UI Designer

Design da experiência de interface para aplicações web e mobile
Atualização05.01.2024
É importante perceber que os perfis UX e UI Designer são, em muitas organizações, desempenhados pelo mesmo profissional.

Definição

O que significa ser UI Designer?

O UI Designer (Designer de Interface de Utilizador) é o profissional responsável por criar e definir o visual e desenhar os interfaces visuais com que os utilizadores interagem nas aplicações móveis, sites, softwares e outros produtos ou serviços digitais. O principal objetivo do UI Designer é garantir que o interface seja apelativo, intuitivo e eficaz na comunicação da funcionalidade e usabilidade do produto ou serviço.

Para desempenhar as suas funções, este profissional recorre a princípios e elementos do design gráfico como layout, tipografia, cores, ícones, entre outros, para criar uma experiência de utilizador consistente e agradável ao longo de todo o produto ou serviço. O UI Designer deve garantir um equilíbrio entre os elementos no interface e assegurar a hierarquia entre as informações, para que a leitura do conteúdo e o objetivo do utilizador seja concretizado com sucesso.

As principais tarefas deste perfil incluem a criação e desenho de protótipos de baixa e alta-fidelidade, o design de diversos elementos gráficos — botões, menus, ícones, etc. — a definição de paletas cromáticas e estilos visuais, bem como a conformidade dos requisitos de acessibilidade. Estes protótipos são essenciais para avaliar a estrutura do produto ou serviço e também perceber se o mesmo responde às necessidades dos utilizadores.

O UI Designer colabora com UX Designers, Programadores, Gestor de Produto, entre outros, garantindo que o design é implementado de forma adequada e que disponibiliza ao utilizador uma experiência acessível, eficiente e eficaz.

Missão

Quais os objetivos deste perfil?

  • Desenhar interfaces apelativos, que transmitam a identidade visual do produto ou serviço de forma eficaz;
  • Manter a consistência visual em todo o interface, através dos diversos elementos gráficos como cores, tipografia e estilo, para proporcionar uma experiência coesa aos utilizadores;
  • Garantir que o interface seja intuitivo e fácil de usar, facilitando a navegação e interação dos utilizadores com o produto ou serviço;
  • Assegurar que o interface se adapta aos diferentes dispositivos e tamanhos de ecrã, garantindo uma experiência consistente em todos os dispositivos;
  • Garantir que o interface é acessível a todos, incluindo pessoas com deficiências, através da aplicação das boas práticas de design inclusivo;
  • Colaborar com outros profissionais, como ux designers e programadores, para garantir a implementação bem-sucedida do design;
  • Testar e melhoria continuamente com base no feedback recolhido dos testes de usabilidade com utilizadores;
  • Garantir que o produto está alinhado com as expectativas dos utilizadores, mantendo os interfaces atualizados e alinhados com as tendências de design de interface;
  • Manter o foco no utilizador final, garantindo que o interface responde às suas necessidades e expectativas.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Testar com frequência

Testar frequentemente, e em várias etapas do projeto, a usabilidade do serviço com potenciais utilizadores reais e fazer melhorias com base no feedback recebido.

Desenhar interfaces responsive

Desenhar interfaces responsive é, cada vez mais, uma boa prática de design, uma vez que atualmente existe uma vasta gama de dispositivos com diferentes tamanhos de ecrã. Um interface responsive adapta-se aos diferentes tamanhos e resoluções de ecrã e oferece uma experiência consistente ao logo de toda a navegação, independentemente do dispositivo utilizado.

Desenhar com o foco no utilizador

User Centered Design é uma abordagem que se concentra nas necessidades, desejos e dores dos utilizadores. Ao colocar o utilizador no centro do processo de design, os UI Designers conseguem desenhar interfaces adaptados às diferentes necessidades dos utilizadores.

Entender o contexto

Antes de começar qualquer processo de desenho, é fundamental entender o contexto em que o serviço ou produto é utilizado e quem são os seus utilizadores.

Priorizar a usabilidade

A usabilidade é uma das principais preocupações do UI Designer. É fundamental garantir que os utilizadores conseguem facilmente realizar as tarefas e navegar pelo interface.

Desenhar interfaces acessíveis

Os serviços públicos digitais são para todos, independentemente das suas capacidades ou habilitações. O UI Designer deve preocupar-se com desenhar serviços ou produtos inclusivos, acessíveis a todos.

Aplicar abordagem de Mobile-first

Mobile-first é uma abordagem de desgin e desenvolvimento que prioriza os dispositivos móveis ao criar um produto ou serviço digital e que tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos devido ao aumento da utilização de dispositivos móveis para realizar tarefas na internet e noutras aplicações. Na prática, consiste em começar o processo de design e desenvolvimento pelo desenho da versão mobile e, só depois, aplicar aos outros dispositivos.

Antecipar e prevenir erros

É importante ter uma mensagem de erro clara, mas mais importante ainda é evitar que o problema aconteça.

Documentar padrões e processo de Design

A documentação de design garante que o desenho dos interfaces é consistente em todo o produto ou serviço. Elementos gráficos como cores, tipografia, ícones e outros componentes são aplicados uniformemente em todos os interfaces, contribuindo para uma experiência de utilizador mais consistente e intuitiva.

Adotar metodologias ágeis

A adoção de metodologias ágeis promove pequenas entregas que permitem várias iterações ao longo do projeto. Desta forma, o serviço ou produto é avaliado com frequência e evoluí rapidamente para conseguir responder mais facilmente às necessidades dos utilizadores.

Fornecer feedback visual

É muito importante que o utilizador perceba sem dificuldade o que está a acontecer ao longo das suas tarefas e, por isso, é fundamental fornecer feedback visual sobre as interações com os diferentes elementos do interface.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

Quais as principais tarefas deste perfil?

  • Desenhar protótipos: reorganizar e otimizar interfaces, promovendo a utilização de conceitos e práticas standard da indústria. O protótipo permite à equipa validar a experiência e funcionalidades antes da implementação final, bem como, testar com os utilizadores as principais interações e identificar as áreas de melhoria;
  • Definir e aplicar os elementos que compõem os interfaces, como tipografia, cores, iconografia, imagens e desenhar outros componentes como botões, cartões, etc.;
  • Garantir que o design é responsivo e adapta-se a vários de dispositivos, com tamanhos e resoluções de ecrã diferentes;
  • Assegurar que os componentes e interfaces cumprem os requisitos de acessibilidade e são acessíveis a todos os utilizadores;
  • Fazer iterações no design com base no feedback recolhido dos testes de usabilidade com utilizadores e nas revisões da equipa de serviço ou produto;
  • Documentar o processo de designe, com especificações, guias de estilo, bibliotecas de componentes e outras orientações que se considerem pertinentes para a consistente aplicação do design definido;
  • Colaborar com os programadores para garantir a adequada implementação do design.

Experiência relevante

O que é importante ter?

  • Experiência em UI (User Interface);
  • Experiência em Human Centered Design;
  • Experiência na utilização das ferramentas de design como Adobe Photoshop, Adobe Ilustrador, Adobe XD, Sketch, Figma, ou outras, dependendo das preferências da organização;
  • Conhecer os requisitos de acessibilidade;
  • Experiência no design de interfaces responsive e para os diferentes sistemas operativos (iOS e Android);
  • Experiência com as metodologias ágeis (Scrum e Kanban).

UX vs. UI Designer

Quais as principais diferenças?

Tanto o UX como o UI Designer são perfis cruciais na criação e evolução de produtos ou serviços digitais, no entanto, concentram-se em fases e aspetos diferentes do processo de design. 

O UX Designer preocupa-se com o desenho da jornada do utilizador, sobre como o produto ou serviço funciona e como as pessoas interagem com ele. Procura compreender as necessidades dos utilizadores e criar um design que seja simples, eficiente e agradável de usar. 

 O UI Designer, por outro lado, desenha o cenário da jornada pensada pelo UX Designer. É sobre o visual e a usabilidade do serviço ou produto. Envolve o desenho de interfaces e outros componentes como botões, cartões e todos os elementos gráficos com os quais os utilizadores interagem. 

Em suma, enquanto o UX Designer trata da experiência geral do utilizador, o UI Designer trata de como essa experiência é apresentada visualmente. Ambos os perfis são importantes e trabalham juntos para criar uma experiência de utilizador completa e agradável.