Saltar para o conteúdo principal da página

Plano de evolução

Descubra o plano evolutivo do Mosaico, passo por passo, e fique a conhecer tudo aquilo em que este instrumento poderá ajudar a sua equipa no futuro.
Atualização19.12.2023
Ver todas as atualizações

Ferramenta iterativa

Quando estará o Mosaico concluído?

Enquanto ferramenta iterativa, o Mosaico nunca estará terminado. A ideia de construir e evoluir uma ferramenta como o Mosaico, que na prática nunca termina, pode ser desafiante em várias perspetivas.

Por um lado, ter a consciência que nunca realmente se dará por terminado um projeto como este, desafia a consistência do trabalho que se pretende manter ao longo de um alargado período de tempo. Por outro lado, a evolução constante permite também que o próprio Mosaico se vá transformando ao longo do tempo, acolhendo as novas necessidades e missões que, ao início, não foram previstas, mas que com o evoluir dos serviços públicos digitais se tornam relevantes.

Próximos passos

O que acontece a seguir?

A transparência é um dos conceitos fundamentais do Mosaico. Transparência no sentido em que o rumo que se procura percorrer é partilhado e conhecido transversalmente por todas as equipas da Administração Pública (AP). 

Para isso, partilhamos aqueles que serão os próximos passos de curto e médio e prazo de evolução do Mosaico e quais os conteúdos que vão integrar a ferramenta no futuro.

2024

Março

Guia prático SDG

Publicação de um guia prático "O que fazer para cumprir o SDG (Single Digital Gateway)?"

Nova área técnica de Dados Abertos

Publicação de nova área técnica dedicada à temática de Dados Abertos.

Nova área técnica de Metodologias Ágeis

Publicação de nova área técnica dedicada à temática de Metodologias Ágeis.

Nova área técnica de Proteção de Dados

Publicação da nova área técnica de Proteção de Dados incluindo legislação e guias práticos.

2023

Dezembro

Nova área técnica de Testes de Software

Nova área técnica de Testes de Software com respetivos guias práticos: como fazer um plano de testes e como documentar testes funcionais.

Comunidades de Prática

As comunidades de prática do Mosaico, são essencialmente espaços de comunicação online, que facilitam o contacto entre pessoas com os mesmos perfis profissionais, técnicos ou com interesses similares. Estes fóruns, visam reunir profissionais como designers, developers, gestores de projeto, responsáveis de produto/serviço, entre outros que mesmo em contextos e equipas diferentes, possam partilhar entre si dificuldades e encontrar soluções.

Novembro

Nova versão das Etapas do Mosaico

Etapas do Mosaico alinhadas com o Guia Metodológico para (re)desenho e avaliação de serviços públicos.

Outubro

Melhorias na experiência de pesquisa

Sugestões de termos de pesquisa e páginas mais visitadas, bem como melhorias funcionais dos filtros e campo de pesquisa.

Reformulação da página inicial

Nova versão da página inicial com melhorias de usabilidade e acesso rápido a conteúdos úteis.

Novos Perfis com mais conteúdo prático

Reformulação da listagem de perfis onde se incluem novos perfis do Mosaico, guias e boas práticas.

Agosto

Listagem de boas práticas

Listagem de todas as boas práticas referidas no Mosaico.

Novos componentes

Novos componentes das páginas que facilitam a procura de informação como o Modelo de conformidade e Guias práticos.

Renovação do selo de usabilidade e acessibilidade

Atualização da declaração de acessibilidade com novos relatórios de usabilidade para renovação do selo de ouro de usabilidade e acessibilidade.

Maio

Nova área técnica de Segurança de Informação

Publicação da nova área técnica de Segurança de Informação com princípios, boas práticas e guias.

Melhorias de usabilidade e acessibilidade

Publicação de funcionalidades melhoradas com base nos resultados dos testes de usabilidade e acessibilidade.

Listagem de Legislação e Regulamentos

Publicação da listagem com toda a legislação e regulamentos referidos no Mosaico.

Março

Nova área técnica de Acessibilidade

Disponibilização da área técnica de Acessibilidade.

Melhorias da funcionalidade de pesquisa

Melhorias nos filtros e na apresentação de resultados de pesquisa.

Links de boas práticas dos princípios do Mosaico

Disponibilização de links para artigos e ferramentas úteis nas boas práticas dos princípios do Mosaico.

2022

Dezembro

Funcionalidade de Pesquisa

Com o aumento do volume de conteúdos publicados no Mosaico torna-se essencial disponibilizar funcionalidades de pesquisa.

Nova área técnica de Service Design.

Publicação da nova área técnica de Service Design.

Nova funcionalidade de Registo de Alterações

Publicação de uma nova página de Registo de Alterações onde os utilizadores podem consultar as alterações feitas nos conteúdos do Mosaico.

Outubro

Área técnica de Usabilidade

Esta área técnica é de extrema relevância para a divulgação de conhecimento técnico com o objetivo máximo de capacitar as equipas da Administração Pública para a criação e disponibilização de serviços digitais, que vão ao encontro das reais necessidades dos cidadãos e das empresas.

Área técnica de Inteligência Artificial

Dada a importância da “Estratégia Nacional de Inteligência Artificial” (AI Portugal 2030), esta área técnica promove a investigação e a inovação na Administração Pública.

Área técnica de Cloud

A área técnica Cloud e a sua adoção permite inovar e aumentar a competitividade nos vários organismos da Administração Pública.

Publicação da arquitetura de referência para suportar a nova geração de serviços públicos digitais

Disponibilização no Mosaico da arquitetura de referência que deve ser seguida na implementação da nova geração de serviços públicos digitais. Esta arquitetura de referência será disponibilizada na área técnica de Arquitetura Empresarial para a AP.

Mosaico traduzido na versão inglesa

Para assegurar que o Mosaico chega a todos, disponibiliza-se o mesmo na versão inglesa.

Julho

Lançamento da primeira versão do Mosaico 🎉

Informação sobre os Princípios

Esta primeira versão inclui o conjunto inicial de princípios, que constituem orientações estratégicas fundamentais para as equipas da Administração Pública, que devem ser seguidos com a responsabilidade de desenhar e desenvolver qualquer serviço público digital.

Informação sobre os Perfis

Mantendo sempre o foco nas pessoas, mais que na estrutura das organizações, pretendemos disponibilizar a leitura dos conteúdos segundo o perfil profissional e missão diária de cada utilizador. Esta forma de descobrir o modelo comum, facilita, em muito, uma leitura muito direcionada de todos os conteúdos que o Mosaico irá disponibilizar.

Informação sobre as Etapas

As etapas representam no modelo comum, todas as áreas de trabalho que desenho e desenvolvimento de um serviço público digital, deve endereçar. Associado a cada etapa destacamos as áreas técnicas e os guias práticos que lhe estão associados.

Informação sobre a Áreas Técnicas

As áreas técnicas funcionam acima de tudo como centros de conhecimento prático, agregadores de recomendações, ferramentas e guias práticos.

Área técnica de arquitetura empresarial

Na área técnica de arquitetura empresarial são apresentados os princípios de arquitetura e que devem ser seguidos no desenho e desenvolvimento dos serviços públicos digitais. São ainda apresentadas as plataformas comuns transversais que deverão dar suporte a um conjunto de capacidades base a todos os serviços públicos digitais, como é o caso do serviço de autenticação.

Área técnica de interoperabilidade

Na área técnica de interoperabilidade apresentam-se conceitos e modelos importantes relativos à interoperabilidade na Administração Pública, bem como as plataformas comuns de suporte à implementação dessa interoperabilidade.

Informação para os Guia práticos

Assumindo-se como uma ferramenta estratégica essencial, mas também como um referencial das melhores práticas técnicas e tecnológicas, o Mosaico tem também como finalidade, dotar as equipas de todos os instrumentos necessários para o seu dia a dia. Garantindo através dos guias técnicos, todos os recursos para que as entidades públicas, possam, nos serviços públicos digitais que desenvolvem, utilizar as melhores referências e boas práticas.

Guia prático relativo à utilização do Serviço de Autenticação

Disponibilizada toda a informação para uma fácil adoção do Serviço de Autenticação.

Guias práticos relativo à interoperabilidade

Assumindo-se como uma ferramenta estratégica essencial, mas também como um referencial das melhores práticas técnicas e tecnológicas, o Mosaico tem também como finalidade, dotar as equipas de todos os instrumentos necessários para o seu dia a dia. Garantindo através dos guias técnicos, todos os recursos para que as entidades públicas, possam nos serviços públicos digitais que desenvolvem, utilizar as melhores referências e boas práticas.

2021

Setembro

Versão 0.1 do Mosaico (beta)

Disponibilização da versão 0.1 do Mosaico (beta), com as funcionalidades basilares: conceitos, princípios, legislação, normas e regulamentos e plataformas comuns.

Release 7.0 - 03/10/2023

Reformulação de páginas

Reformulação de conteúdos e Design System.
Melhoria