Saltar para o conteúdo principal da página

Plano de evolução

Descubra o plano evolutivo do Mosaico, passo por passo, e fique a conhecer tudo aquilo em que este instrumento poderá ajudar a sua equipa no futuro.
05.08.2022

Ferramenta iterativa

Quando terminará o Mosaico?

O Mosaico nunca estará terminado. A ideia de construir e evoluir uma ferramenta como o Mosaico que na prática nunca termina, pode ser desafiante em várias perspetivas.

Por um lado, porque ter a consciência que nunca realmente se dará por terminado um projeto como este, desafia a consistência do trabalho que se pretende manter ao longo de um alargado período de tempo.

Por outro lado, a evolução constante, permite também que o próprio Mosaico se vá transformando ao longo do tempo, acolhendo novas necessidades e missões que ao início não estavam planeadas mas que com o evoluir dos serviços públicos digitais se tornam muito relevantes.

Não é um caminho fácil. Mas, a visão do futuro para os serviços públicos digitais que queremos construir e evoluir, faz-se passo a passo.

Plano de curto, médio e longo prazo

Quais os passos seguintes?

A transparência é um dos conceitos fundamentais do Mosaico. Transparência no sentido em que o rumo que se procura percorrer tem de ser partilhado e conhecido transversalmente por todas as equipas da Administração Pública. 

Para isso, aqui partilhamos aqueles que serão os próximos passos de curto, médio e longo prazo de evolução do Mosaico e quais os conteúdos que vão integrar a ferramenta no futuro.

Setembro 2021

Versão 0.1 do Mosaico (beta)

Disponibilização da versão 0.1 do Mosaico (beta), com as funcionalidades basilares: conceitos, princípios, legislação, normas e regulamentos e plataformas comuns.

Julho de 2022

Lançamento da primeira versão do Mosaico 🎉

Esta primeira versão inlcui o conjunto inicial de princípios, que constituem orientações estratégicas fundamentais para as equipas da Administração Pública com a responsabilidade de criar e evoluir qualquer serviço público digital.

Área técnica de arquitetura empresarial para a Administração Pública

Na área técnica de arquitetura empresarial são apresentados os princípios de arquitetura para a Administração Pública e que devem ser seguidos na criação e evolução dos serviços públicos digitais. São ainda apresentadas as plataformas comuns transversais que deverão dar suporte a um conjunto de capacidades base a todos os serviços públicos digitais é o caso do serviço de autenticação. Para além destes, também incluímos o pagamento eletrónico de taxas ou ainda o envio de notificações eletrónicas para os cidadãos e empresas.

Informação associada aos Perfis

Mantendo sempre o foco nas pessoas, mais que na estrutura das organizações, pretendemos disponibilizar a leitura dos conteúdos, segundo o perfil profissional e missão diária de cada utilizador. Esta forma de descobrir o modelo comum, facilita em muito uma leitura muito direcionada de todos os conteúdos que o Mosaico irá disponibilizar.

Disponibilização de informação sobre as Etapas

As etapas representam no modelo comum, todas as áreas de trabalho que a criação e a evolução de um serviço público digital, deve endereçar. Associado a cada etapa destacamos as áreas técnicas e os guias práticos que lhe estão associados.

Guia técnico relativo à interoperabilidade

Assumindo-se como uma ferramenta estratégica essencial, mas também como um referencial das melhores práticas técnicas e tecnológicas, o Mosaico tem também como finalidade, dotar as equipas de todos os instrumentos necessários para o seu dia a dia. Garantindo através dos guias técnicos, todos os recursos para que as entidades públicas, possam nos serviços públicos digitais que desenvolvem, utilizar as melhores referências e boas práticas.

Guia técnico relativo à utilização dos serviços do Autenticação.gov

Pretende-se disponibilizar toda a informação para uma fácil adoção de todos os serviços associados ao Autenticação.gov.

Segundo semestre 2022

Área técnica de Usabilidade e Acessibilidade

Esta área técnica é de extrema relevância para a divulgação de conhecimento técnico com o objetivo máximo de capacitar as equipas da Administração Pública para a criação e disponibilização de serviços digitais, que vão ao encontro das reais necessidades dos cidadãos e das empresas.

Publicação da arquitetura de referência para suportar a nova geração de serviços públicos digitais

Irá ser disponibilizada no Mosaico a arquitetura de referência, que deve ser seguida na implementação da nova geração de serviços públicos digitais, que se caracterizam por serem serviços omnicanal, que obedecem a regulamentos da União Europeia como o "Single Digital Gateway", ou ainda o "Once Only Principle". Esta arquitetura de referência será disponibilizada na área técnica de Arquitetura Empresarial para a AP.

Funcionalidade de Pesquisa

Com o aumento do volume de conteúdos publicados no Mosaico torna-se essencial disponibilizar funcionalidades de pesquisa.

Disponibilização de um conjunto importante de guias técnicos

Dada a sua importância para as equipas e pessoas a quem o Mosaico se destina, pretende-se disponibilizar um conjunto de guias técnicos, tais como: Utilização de Metodologias Ágeis; Publicação de Dados Abertos; Como Criar Modelos na AE para AP; e Utilização de serviços Cloud na AP.

Primeiro semestre 2023

Comunidades de Prática

As comunidades de prática do Mosaico, são essencialmente espaços de comunicação online, que facilitam o contacto entre pessoas com os mesmos perfis profissionais técnicos ou com interesses similares. Estes fóruns, visam portanto, reunir profissionais como designers, developers, gestores de projeto, responsáveis de produto/serviço, entre muitos outros que mesmo em contextos e equipas diferentes, possam partilhar entre si ferramentas e dificuldades.