Saltar para o conteúdo principal da página

Plano de evolução

Descubra o plano evolutivo do Mosaico, passo por passo, e fique a conhecer tudo aquilo em que este instrumento poderá ajudar a sua equipa no futuro.
30.11.2022

Ferramenta iterativa

Quando terminará o Mosaico?

O Mosaico nunca estará terminado. A ideia de construir e evoluir uma ferramenta como o Mosaico que na prática nunca termina, pode ser desafiante em várias perspetivas.

Por um lado, porque ter a consciência que nunca realmente se dará por terminado um projeto como este, desafia a consistência do trabalho que se pretende manter ao longo de um alargado período de tempo.

Por outro lado, a evolução constante, permite também que o próprio Mosaico se vá transformando ao longo do tempo, acolhendo novas necessidades e missões que ao início não estavam planeadas mas que com o evoluir dos serviços públicos digitais se tornam muito relevantes.

Não é um caminho fácil. Mas, a visão do futuro para os serviços públicos digitais que queremos construir e evoluir, faz-se passo a passo.

Qual o plano a curto e médio prazo?

Quais os passos seguintes?

A transparência é um dos conceitos fundamentais do Mosaico. Transparência no sentido em que o rumo que se procura percorrer tem de ser partilhado e conhecido transversalmente por todas as equipas da Administração Pública.   

Para isso, aqui partilhamos aqueles que serão os próximos passos de curto, médio e longo prazo de evolução do Mosaico e quais os conteúdos que vão integrar a ferramenta no futuro.  

Setembro 2021

Versão 0.1 do Mosaico (beta)

Disponibilização da versão 0.1 do Mosaico (beta), com as funcionalidades basilares: conceitos, princípios, legislação, normas e regulamentos e plataformas comuns.

Julho 2022

Lançamento da primeira versão do Mosaico 🎉

Informação sobre os Princípios

Esta primeira versão inclui o conjunto inicial de princípios, que constituem orientações estratégicas fundamentais para as equipas da Administração Pública que devem ser seguidos com a responsabilidade de criar e evoluir qualquer serviço público digital.

Informação sobre os Perfis

Mantendo sempre o foco nas pessoas, mais que na estrutura das organizações, pretendemos disponibilizar a leitura dos conteúdos segundo o perfil profissional e missão diária de cada utilizador. Esta forma de descobrir o modelo comum, facilita, em muito, uma leitura muito direcionada de todos os conteúdos que o Mosaico irá disponibilizar.

Informação sobre as Etapas

As etapas representam no modelo comum, todas as áreas de trabalho que a criação e a evolução de um serviço público digital, deve endereçar. Associado a cada etapa destacamos as áreas técnicas e os guias práticos que lhe estão associados.

Informação sobre a Áreas Técnicas

As áreas técnicas funcionam acima de tudo como centros de conhecimento prático, agregadores de recomendações, ferramentas e guias práticos.

Área técnica de arquitetura empresarial para a Administração Pública

Na área técnica de arquitetura empresarial são apresentados os princípios de arquitetura para a Administração Pública e que devem ser seguidos na criação e evolução dos serviços públicos digitais. São ainda apresentadas as plataformas comuns transversais que deverão dar suporte a um conjunto de capacidades base a todos os serviços públicos digitais, como é o caso do serviço de autenticação.

Área técnica de interoperabilidade

Na área técnica de interoperabilidade apresentam-se conceitos e modelos importantes relativos à interoperabilidade na Administração Pública, bem como as plataformas comuns de suporte à implementação dessa interoperabilidade.

Informação para os Guia práticos

Assumindo-se como uma ferramenta estratégica essencial, mas também como um referencial das melhores práticas técnicas e tecnológicas, o Mosaico tem também como finalidade, dotar as equipas de todos os instrumentos necessários para o seu dia a dia. Garantindo através dos guias técnicos, todos os recursos para que as entidades públicas, possam, nos serviços públicos digitais que desenvolvem, utilizar as melhores referências e boas práticas.

Guia prático relativo à utilização do Serviço de Autenticação

Disponibilizada toda a informação para uma fácil adoção do Serviço de Autenticação.

Guias práticos relativo à interoperabilidade

Assumindo-se como uma ferramenta estratégica essencial, mas também como um referencial das melhores práticas técnicas e tecnológicas, o Mosaico tem também como finalidade, dotar as equipas de todos os instrumentos necessários para o seu dia a dia. Garantindo através dos guias técnicos, todos os recursos para que as entidades públicas, possam nos serviços públicos digitais que desenvolvem, utilizar as melhores referências e boas práticas.

Outubro 2022

Área técnica de Usabilidade

Esta área técnica é de extrema relevância para a divulgação de conhecimento técnico com o objetivo máximo de capacitar as equipas da Administração Pública para a criação e disponibilização de serviços digitais, que vão ao encontro das reais necessidades dos cidadãos e das empresas.

Área técnica de Inteligência Artificial

Dada a importância da “Estratégia Nacional de Inteligência Artificial” (AI Portugal 2030), esta área técnica promove a investigação e a inovação na Administração Pública.

Área técnica de Cloud

A área técnica Cloud e a sua adoção permite inovar e aumentar a competitividade nos vários organismos da Administração Pública.

Publicação da arquitetura de referência para suportar a nova geração de serviços públicos digitais

Disponibilização no Mosaico da arquitetura de referência que deve ser seguida na implementação da nova geração de serviços públicos digitais. Esta arquitetura de referência será disponibilizada na área técnica de Arquitetura Empresarial para a AP.

Mosaico traduzido na versão inglesa

Para assegurar que o Mosaico chega a todos, disponibiliza-se o mesmo na versão inglesa.

Dezembro 2022

Funcionalidade de Pesquisa

Com o aumento do volume de conteúdos publicados no Mosaico torna-se essencial disponibilizar funcionalidades de pesquisa.

Nova área técnica

Publicação da nova área técnica de Service Design.

Nova funcionalidade de change-log

Publicação de uma nova página de change-log onde os utilizadores podem consultar as alterações feitas nos conteúdos do Mosaico.

Primeiro trimestre 2023

Novas áreas técnicas

Publicação de novas áreas técnicas de Segurança e Acessibilidade.

Melhorias de funcionalidades

Publicação de funcionalidades melhoradas com base nos resultados dos testes de usabilidade e acessibilidade.

Primeira versão do descodificador

Publicação da primeira versão do descodificador, funcionalidade que permitirá encaminhar o utilizador aos conteúdos que lhe serão mais úteis.

Segundo trimestre 2023

Comunidades de Prática

As comunidades de prática do Mosaico, são essencialmente espaços de comunicação online, que facilitam o contacto entre pessoas com os mesmos perfis profissionais, técnicos ou com interesses similares. Estes fóruns, visam, portanto, reunir profissionais como designers, developers, gestores de projeto, responsáveis de produto/serviço, entre muitos outros que mesmo em contextos e equipas diferentes, possam partilhar entre si ferramentas e dificuldades.