O Designer de Serviços desempenha um papel fundamental na criação ou evolução de serviços centrados no utilizador, procurando responder às suas necessidades e expectativas. Geralmente em estreita colaboração com researchers, analistas e outros, conduzem pesquisas que procuram entender as necessidades e dores dos utilizadores. Através de uma variedade de técnicas e ferramentas, identificam oportunidades de melhoria e desenham soluções que proporcionem melhorem a experiência de utilização.
Com base na pesquisa, criam modelos de serviços que mapeiam os diferentes pontos de contacto no sistema de serviços e as interações entre o utilizador e o serviço em si. É comum criarem personas, mapas de jornada do utilizador e protótipos de serviço, para testar e refinar a proposta e explorar o “como e porque”.
Através da articulação com a equipa de serviço, o Designer de Serviços é o responsável por alinhar as necessidades de negócio com as necessidades do utilizador. Depois da implementação do serviço, o Designer de Serviços continua a acompanhar e melhorar o serviço, com base no feedback dos utilizadores e nas mudanças nas necessidades de negócio.