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2. Crie um serviço simples de usar Princípio

Atualização29.02.2024

Definição

O que quer dizer este princípio?

As pessoas esperam que os serviços públicos digitais funcionem de forma simples. A simplicidade não é um conceito abstrato ou vago. Um serviço público digital simples quer dizer um serviço que os cidadãos percebem realmente o que lhes é pedido a cada momento, sabem a resposta que esperar de cada uma das suas ações e obtêm uma solução para o seu problema de forma imediata.

É igualmente importante compreender que quanto mais complexo for a utilização de um serviço público digital, maiores dúvidas terão os cidadãos na sua utilização e isso quer dizer no final do dia uma sobrecarga de outros canais de comunicação.

Benefícios

Porque é importante?

  • Permite aos cidadãos utilizarem os serviços com menor esforço;
  • Aumenta o grau de satisfação dos cidadãos com os serviços públicos;
  • Diminui os contactos através de canais alternativos (email, telefone, etc.);
  • Poupa dinheiro ao Estado na resolução pontual de problemas;
  • Melhora a eficiência no atendimento presencial, pelo foco em situações específicas que não podem ser resolvidas através do serviço público digital.

Legislação e regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Simplificar a linguagem e terminologias técnicas

Simplificar ao máximo a linguagem e terminologias técnicas utilizadas ao longo das várias etapas do serviço (lembre-se que o cidadão não conhece o funcionamento do Estado a 100%).

Desenhar e desenvolver a experiência de utilização

Desenhar e desenvolver a experiência de utilização, garantindo que a informação é disponibilizada de forma clara, otimizando o tempo do utilizador.

Promover a simplicidade na comunicação visual e conteúdos

Promover não só a simplicidade no texto/conteúdos como na comunicação visual. Para além disto, é importante que o conteúdo esteja alinhado num fio condutor, ao longo de todas as páginas.