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Gestor de Serviço

Planeia, implementa e gere os serviços TIC da organização
Atualização13.01.2024

Definição

O que significa ser Gestor de Serviço?

O Gestor de Serviço representa o serviço em toda a organização, tem um papel estratégico já que estes não estão envolvidos na operação diária do serviço.

Este perfil é responsável pela gestão e coordenação dos serviços públicos digitais e assegura que os serviços estão em conformidade com os acordos de nível de serviço (SLAs) ou contratos de nível operacional (OLAs) estabelecidos. Para conseguir avaliar as métricas, o Gestor de Serviço gere as equipas internas e/ou externas, monitoriza o desempenho dos serviços, identifica as áreas de melhoria e implementa medidas corretivas.

Este perfil é também responsável por identificar os incidentes, a sua categorização, a prioridade e a resolução dos mesmos, garantindo uma rápida resposta e minimizando o impacto nos utilizadores. No entanto, o seu foco está na gestão de risco já que o Gestor de Serviço planeia, documenta e testa as intervenções necessárias para avaliar o impacto da mudança e minimizar os riscos e as interrupções indesejadas.

Missão

Quais os objetivos deste perfil?

  • Gerir a definição de acordos de nível de serviço (SLA), contratos de nível operacional (OLA) e indicadores de desempenho chave (KPI);
  • Gerir as equipas de monitorização, reporte e serviço;
  • Tomar medidas de mitigação em caso de não cumprimento dos acordos.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Criar uma estratégia nos serviços públicos digitais

Definir uma estratégia clara e um plano de ação para os novos serviços públicos digitais, que devem estar em alinhamento e coordenação com a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023.

Conhecer as tendências da área governativa

Conhecer as tendências da área governativa, especialmente as que dizem respeito à transição digital na Administração Pública, de modo a implementar serviços que sirvam melhor os cidadãos e as empresas.

Estar a par dos Princípios do Mosaico

Conhecer e manter-se a par dos Princípios do Mosaico, uma vez que estes são os princípios orientadores e resumem o que deve ser cumprido: boas práticas na implementação de serviços digitais, legislação aplicável, requisitos e standards de implementação, e metodologias que podem ser aplicadas.

Conhecer e partilhar experiências com outras entidades da Administração Pública

Conhecer e partilhar experiências com outras entidades da Administração Pública: podem existir projetos implementados noutras entidades que solucionam o mesmo problema e podem existir serviços que sejam úteis ou reutilizáveis para responder às necessidades identificadas.

Disponibilizar templates comuns de documentos

Disponibilizar templates de documentos que criem um padrão comum e auxiliem o amadurecimento das ideias, a definição de necessidades e requisitos, o acompanhamento dos projetos, a gestão da mudança e a medição de resultados.

Estar aberto à inovação

Estar aberto à inovação e à utilização de metodologias diferentes das normalmente aplicadas.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

Quais as principais tarefas deste perfil?

  • Gerir o ciclo de vida de um serviço;
  • Definir e identificar os requisitos de serviço com base nas necessidades das equipas de negócio;
  • Negociar os acordos de nível de serviço (SLA) e os contratos de nível operacional (OLA);
  • Gerir a operação da solução;
  • Fornecer os serviços TIC;
  • Manter e contribuir para a criação do orçamento do departamento;
  • Gerir o desenvolvimento dos recursos humanos.

Experiência relevante

O que é importante ter?

  • Experiência em gestão de serviço de TI, de incidentes e problemas;
  • Conhecimentos tecnológicos gerais sobre networking, TI e Cloud.