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10. Itere e melhore com frequência Princípio

Atualização30.07.2024

Definição

O que quer dizer este princípio?

A conclusão do desenvolvimento de um serviço público digital não deverá significar uma estagnação do serviço. Os projetos que visam a criação de serviços públicos digitais deverão dar resposta a necessidades de manutenção e melhoria ao longo do tempo.

O princípio de melhoria contínua deve ser encarado de uma forma proativa e não reativa, de modo a antecipar eventuais necessidades dos utilizadores. Por fim, importa referir que este princípio tem uma forte ligação a todos os outros princípios, em especial com o  Princípio 9 de metodologias ágeis, pois acaba também por ser um dos fundamentos das metodologias ágeis.

Benefícios

Porque é que é importante?

  • Permite a adequação constante do serviço às necessidades dos cidadãos e empresas;
  • Permite antecipar as necessidades dos utilizadores, através da proatividade, em detrimento de uma postura reativa;
  • Reduz os custos associados à manutenção e melhoria do serviço, pois as necessidades de correção são identificadas com maior antecedência;
  • Contribui para que os serviços públicos digitais se mantenham atualizados e não sejam obsoletos na perspetiva dos cidadãos e empresas;
  • Melhora a relação e conhecimento entre a equipa e da equipa com os utilizadores, fruto das iterações contínuas.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Realizar atividades de melhoria contínua para todos os aspetos do serviço

Realizar atividades de melhoria contínua para todos os aspetos do serviço, pois as necessidades não são estanques no tempo. A melhoria contínua irá evitar que os serviços se tornem obsoletos, de um ponto de vista de utilidade, e identificar potenciais atualizações a serem realizadas.

Antecipar necessidades de melhoria

Antecipar necessidades de melhoria, envolvendo sempre os utilizadores, numa perspetiva de proatividade.

Procurar identificar a causa raiz para cada ação de melhoria

Procurar identificar a causa raiz para cada ação de melhoria identificada, pois a cada causa raiz podem estar associadas várias oportunidades de melhoria que ainda não tenham emergido.

Monitorizar os resultados das ações de melhoria contínua implementadas

Monitorizar os resultados das ações de melhoria contínua implementadas, para medir quais as áreas do serviço que acrescentam maior valor aos utilizadores.