Saltar para o conteúdo principal da página

9. Use formas ágeis de trabalho Princípio

Atualização29.02.2024

Definição

O que quer dizer este princípio?

As metodologias ágeis surgem da necessidade de ultrapassar as dificuldades e desvantagens de aplicação das metodologias tradicionais na gestão / implementação de projetos. A metodologia ágil pressupõe períodos curtos entre cada entrega, visando garantir uma entrega antecipada e contínua de um serviço público digital. A implementação do serviço é assim iterativa e incremental, permitindo desde cedo confirmar se o objeto entregue vai ou não ao encontro das necessidades dos cidadãos e empresas, procedendo, se necessário, às respetivas correções com baixo risco e custo.

Benefícios

Porque é importante?

  • Reduz a complexidade do projeto através da divisão em iterações incrementais com entregáveis bem definidos (designados Sprints);
  • Melhora a qualidade do serviço público digital, pela melhoria e desenvolvimentos contínuos;
  • Melhora a comunicação e maximiza a cooperação entre todos os intervenientes;
  • Fomenta a autonomia e responsabilidade das equipas de projeto, devido à orientação a objetivos e métricas concretas durante cada sprint;
  • Potencia a entrega antecipada e contínua do serviço público digital, estando suscetível de avaliação pelos stakeholders;
  • Promove a deteção precoce de falhas no processo de desenvolvimento e a sua rápida resolução com menor risco e custo;
  • Estabelece um conjunto de regras e práticas de gestão.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Envolver os utilizadores num processo colaborativo e de interação constante

Envolver os utilizadores num processo colaborativo e de interação constante, para garantir que as necessidades e expectativas dos mesmos são cumpridas.

Gerir novos pedidos de funcionalidades

Gerir novos pedidos de funcionalidades, que surgem naturalmente pelo envolvimento com os utilizadores e/ou Gestor do projeto.

Fazer um levantamento das necessidades do projeto para proposta de equipa

Elaborar uma proposta de equipa, através de um levantamento das competências necessárias para a operacionalização do projeto, incluindo o dimensionamento de cada perfil (quantos recursos serão necessários para cada perfil).

Estabelecer métricas e definir tarefas

Estabelecer métricas e definir tarefas em conjunto com a equipa para avaliar a qualidade de um produto e acompanhar o desempenho da equipe, de modo a medir a produtividade nos diferentes estágios do ciclo de vida de desenvolvimento.

Utilizar relatórios de progresso para cada sprint

Utilizar relatórios de progresso para cada sprint, para melhorar a transparência relativamente às métricas e o seu cumprimento.

Desenvolver um modelo de feedback contínuo entre toda a equipa

Desenvolver um modelo de feedback contínuo entre toda a equipa, com espaço para partilhar diferentes pontos de vista e identificar ações de melhoria concretas a serem implementadas no sprint seguinte.

Fomentar a realização de testes unitários e integrados

Fomentar a realização de testes unitários e integrados, de uma forma contínua ao longo do sprint, para garantir a qualidade do entregável do sprint.