Saltar para o conteúdo principal da página

Especialista em Testes

Cria e executa planos de testes
Atualização13.01.2024

Definição

O que significa ser Especialista em Testes?

O Especialista em Testes é responsável pela realização de testes, funcionais, de usabilidade e acessibilidade, que garantem que o serviço público digital vai ao encontro dos requisitos estabelecidos pelo Gestor de Produto e tem a qualidade desejável e o total funcionamento dos serviços para serem disponibilizados. 
O Especialista em Testes é também responsável por apoiar a equipa de programadores a descobrir a causa dos erros e a eliminá-los, através da análise de processos, infraestrutura e através do entendimento dos requisitos do serviço.
A sua função é desconstruir o que os Programadores constroem de forma a garantir que funciona ou no caso de não funcionar corrigir-se os erros antes de os utilizadores terem acesso às funcionalidades. 

Missão

Quais os objetivos deste perfil?

  • Assegurar que os produtos, aplicações ou serviços entregues ou existentes cumprem as necessidades e especificações técnicas e dos utilizadores;
  • Diagnosticar falhas de produtos ou serviços que não cumprem as especificações.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Fomentar a realização de testes unitários e integrados

Fomentar a realização de testes unitários e integrados, de uma forma contínua ao longo do sprint, para garantir a qualidade do entregável do sprint.

Testar com frequência

Testar frequentemente, e em várias etapas do projeto, a usabilidade do serviço com potenciais utilizadores reais e fazer melhorias com base no feedback recebido.

Escrever casos de teste

Escrever os cenários “positivos” (em que o resultado é o esperado - caminho feliz) e os improváveis (em que a falha tem um forte impacto - o sistema deve estar preparado para lidar com um cenário que não é suposto acontecer). Escrever o passo a passo e o resultado esperado para cada um dos testes e identificar a ligação a uma ou mais user stories (garantir a cobertura de testes: uma funcionalidade tem de ter pelo menos um teste associado).

Fazer o plano de testes

Fazer o plano de testes que deve definir os testes que vão ser executados, quando e em que condições (ambiente, materiais, passo a passo). Indicar qual a metodologia de testes que está a ser usada e qual o template de plano de testes e identificar os responsáveis pela execução.

Executar testes de aceitação

Executar testes de performance, funcionais, de segurança e de carga, uma vez que o resultado destes testes irão determinar a aceitação de uma release para disponibilizar novas funcionalidades.

Fazer um relatório de testes

Fazer um relatório de testes, identificando os erros e as melhorias. O relatório deve indicar quais os testes que passaram e quais não passaram, os erros associados a cada um, quando foram executados e as conclusões dos testes. Os relatórios podem ser funcionais ou de usuabilidade e acessibilidade.

Reportar erros e melhorias

Reportar erros e melhorias indicando o ambiente, tipo de utilizador, os dados introduzidos, passos que foram feitos, erro obtido e evidências do que foi feito(screenshots, vídeos ou o texto com erro), qual o resultado esperado, quando ocorreu e os casos de teste associados. Sugere-se que sejam reportados numa ferramenta como o Jira, pois permite criar uma lista onde serão avaliados pelo product owner para decidir qual a sua prioridade e atribuir a quem os irá resolver.

Implementar testes automatizados

Implementar testes automatizados, recorrendo a ferramentas desenvolvidas para verificar requisitos de software funcionais e/ou não funcionais, por meio de scripts de testes automatizados, de modo a verificar se as implementações antigas estão a funcionar corretamente.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

Quais as principais tarefas deste perfil?

  • Criar planos de teste, definindo os critérios de aceitação e respetivos cenários de testes ao nível da unidade, módulo, integração e sistema;
  • Selecionar e desenvolver técnicas de teste de integração para assegurar que o sistema cumpre os requisitos;
  • Estabelecer procedimentos para análise de resultados e relatórios;
  • Conceber e implementar procedimentos de controlo e correção de defeitos;
  • Desenvolver ferramentas para aumentar a eficácia dos testes.

Experiência relevante

O que é importante ter?

  • Experiência na criação de planos de teste, cenários e procedimentos de teste;
  • Experiência em automatização de testes;
  • Experiência na utilização de ferramentas de gestão do ciclo de testes (ex. JIRA).