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Gestor de Produto

Representa as necessidades das partes interessadas (stakeholders) e é a voz do cliente para a equipa
Atualização30.07.2024

Definição

O que significa ser Gestor de Produto?

O Gestor de Produto tem o papel central de maximizar o valor do serviço público digital para os stakeholders.

Tem como principal objetivo garantir que o serviço desenvolvido está coerente com a visão definida e gerir o backlog do produto ao longo do tempo.

O Gestor de Produto é o elemento que liga duas funções-chave e respetivas equipas: a identificação do valor gerado pelo serviço (equipa de negócio) e a definição da forma de implementar o serviço (equipa de desenvolvimento). É o representante do utilizador (cidadão e interno) e o intermediário entre a equipa de negócio e a equipa de desenvolvimento.

Assegura a definição clara dos requisitos, define as prioridades e garante que a equipa de desenvolvimento entende o que lhe é proposto. É responsável por definir os critérios de qualidade do produto final, tendo em consideração as necessidades dos utilizadores e da organização.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Entender os requisitos do cliente e validar que a solução de software desenvolvida satisfaz as necessidades;
  • Estabelecer a ligação entre a equipa de negócio e a equipa de desenvolvimento.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Criar pontos de comunicação entre a equipa

Criar pontos de comunicação claros e regulares entre a equipa de negócio e a equipa de desenvolvimento.

Focar-se na release

Acompanhar os trabalhos durante o sprint e validar que os requisitos de aceitação são cumpridos. Fazer o rastreamento do que foi feito durante o sprint, de modo a comunicar as atualizações que foram realizadas em cada release (release notes).

Definir os requisitos de forma clara

Definir os requisitos de forma clara, através da criação de user stories, e critérios de aceitação claros para os desenvolvimentos e necessidades funcionais, uma vez que estes irão compor os itens do backlog.

Implementar uma gestão de backlog eficiente

Implementar uma gestão de backlog eficiente: identificar claramente os itens de backlog e priorizá-los, isto é, ordenar os itens em função dos objetivos a atingir, de modo a otimizar o valor de negócio do trabalho entregue pela equipa técnica. Garantir que o backlog é visível, transparente e claro para toda a equipa, permitindo identificar claramente o trabalho a realizar.

Garantir que a equipa possui uma visão geral dos trabalhos em curso

Garantir que toda a equipa possui uma visão geral dos trabalhos em curso e dos prazos a cumprir, mesmo não estando diretamente ligados. Perceber como o nosso trabalho está a impactar o trabalho das outras equipas e como as tarefas estão ligadas. Realizar reuniões de acompanhamento diário com a equipa para fazer um ponto de situação rápido e desbloquear problemas que estejam a impedir avançar os trabalhos.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

O que faz este perfil no dia-a-dia?

  • Construir e manter o backlog de produto;
  • Definir, priorizar e validar os requisitos de software através de user stories;
  • Estabelecer os critérios de aceitação para as user stories;
  • Definir os objetivos e conteúdo do sprint;
  • Trabalhar em equipa para definir e implementar requisitos de melhoria para aumentar a velocidade e a qualidade;
  • Participar na demonstração e cerimónia de retrospetiva da equipa;
  • Monitorizar e avaliar métricas e KPI dos produtos;
  • Gerir o produto em todas as fases do seu ciclo de vida, desde a sua ideação e desenvolvimento até à sua descontinuidade.

Experiência relevante

O que é importante saber?

  • Experiência comprovada na função de gestor de produto;
  • Experiência com metodologias ágeis de gestão de projeto (ex. Scrum, Kanban);
  • Conhecimento e experiência em gestão de backlog e desenvolvimento colaborativo em produtos digitais (ex. Jira, Figma, Miro, Mural);
  • Domínio de técnicas de desenvolvimento/ gestão de produto (ex. design thinking, UX e product discovery).