Saltar para o conteúdo principal da página

Dirigente de Transformação Digital

Lidera a implementação da estratégia de transformação digital da organização
Atualização05.01.2024

Definição

O que significa ser Dirigente de Transformação Digital?

Ser Dirigente de Transformação Digital, implica assumir um papel estratégico dentro da entidade, com o objetivo de impulsionar a transformação digital, melhorar a eficiência operacional e responder às necessidades dos clientes e do mercado, que se encontram sempre em constante mudança.

O papel do Dirigente de Transformação Digital envolve definir a visão e estratégia para a transformação digital da organização, estar atento às tendências tecnológicas emergentes, gerir parcerias externas e promover uma cultura de transformação, impulsionando a mudança organizacional necessária para uma transformação digital bem-sucedida.

O Dirigente de Transformação Digital tem uma compreensão profunda da tecnologia, bem como grandes habilidades de liderança, visão estratégica e capacidade de influenciar e colaborar com diversos stakeholders.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Impulsiona a mudança cultural e constrói a capacidade digital para suportar modelos e processos de negócio inovadores

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Criar uma estratégia nos serviços públicos digitais

Definir uma estratégia clara e um plano de ação para os novos serviços públicos digitais, que devem estar em alinhamento e coordenação com a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023.

Conhecer as tendências da área governativa

Conhecer as tendências da área governativa, especialmente as que dizem respeito à transição digital na Administração Pública, de modo a implementar serviços que sirvam melhor os cidadãos e as empresas.

Estar a par dos Princípios do Mosaico

Conhecer e manter-se a par dos Princípios do Mosaico, uma vez que estes são os princípios orientadores e resumem o que deve ser cumprido: boas práticas na implementação de serviços digitais, legislação aplicável, requisitos e standards de implementação, e metodologias que podem ser aplicadas.

Conhecer e partilhar experiências com outras entidades da Administração Pública

Conhecer e partilhar experiências com outras entidades da Administração Pública: podem existir projetos implementados noutras entidades que solucionam o mesmo problema e podem existir serviços que sejam úteis ou reutilizáveis para responder às necessidades identificadas.

Disponibilizar templates comuns de documentos

Disponibilizar templates de documentos que criem um padrão comum e auxiliem o amadurecimento das ideias, a definição de necessidades e requisitos, o acompanhamento dos projetos, a gestão da mudança e a medição de resultados.

Estar aberto à inovação

Estar aberto à inovação e à utilização de metodologias diferentes das normalmente aplicadas.

Legislação e Regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Principais atividades

O que faz este perfil no dia-a-dia

  • Definir a estratégia digital da organização;
  • Identificar oportunidades de transformação digital e novas soluções;
  • Demonstrar os benefícios da implementação da transformação digital;
  • Promover formações para melhorar a capacidade digital;
  • Aconselhar e apoiar uma abordagem “digital by design”;
  • Liderar a mudança cultural necessária para facilitar a estratégia digital;
  • Liderar e mobilizar os principais influenciadores da organização para implementar a transformação digital.

Experiência relevante

O que é importante saber?

  • Experiência comprovada em gestão de projetos de transformação digital;
  • Experiência em UX/UI;
  • Experiência com metodologias ágeis de gestão de projeto (ex. Scrum, Kanban);
  • Capacidades de gestão da mudança.