Saltar para o conteúdo principal da página

Definição

Do que trata esta Área Técnica?

A computação em cloud é um modelo que permite o acesso de forma omnipresente, conveniente e on-demand a um conjunto partilhado de recursos de computação configuráveis (como redes, servidores, armazenamento, bases de dados, aplicações e serviços) que podem ser disponibilizados de forma rápida, reduzindo o esforço de gestão e simplificando a interação com o fornecedor de serviço.

Benefícios

Porque é importante?

Os principais benefícios podem ser agrupados em três grandes dimensões:

Ganhos de eficiência

  • A computação em cloud aumenta a rentabilidade de utilização dos recursos de computação, por via da redução do desperdício de capacidade excedentária passível de se verificar quando se utilizam recursos dedicados a serviços;
  • Os serviços cloud potenciam a agregação e consolidação de recursos de TI atualmente dispersos e/ou duplicados;
  • Os serviços cloud potenciam um aumento de produtividade no desenvolvimento de serviços, gestão de sistemas, aplicações e infraestruturas, por via da redução do esforço na gestão de múltiplos sistemas e aplicações dispersos e com características variadas.

Aumento de flexibilidade

  • Os serviços cloud tornam mais ágeis a aquisição e entrega de serviços TIC aos organismos da Administração Pública;
  • Os serviços cloud simplificam a capacidade de aumentar ou diminuir os recursos necessários de suporte aos serviços, em oposição ao atual processo.

Alavanca de inovação e transformação digital

  • A utilização de serviços cloud permite focar o esforço interno na gestão de serviços orientados ao negócio, contrariamente à concentração de esforços apenas e quase exclusivamente na gestão da infraestrutura;
  • Os serviços cloud facilitam a integração de novas tecnologias e serviços, por proporcionarem plataformas comuns;
  • Os serviços de cloud promovem ainda o acesso a evolução mais generalizada e adequada ou sustentada à tecnologia mais recente no mercado.

Características

Como funciona a Cloud?

De acordo com a definição do organismo norte-americano NIST - National Institute of Standards and Technology, o serviço de cloud  computing  reúne as  seguintes características:

  • Self-service e on demand - um consumidor/utilizador pode provisionar recursos de computação (como por exemplo, armazenamento) de forma unilateral, automática, de acordo com as suas necessidades e sem requerer qualquer interação direta com o fornecedor.
  • Amplo acesso à rede – os recursos estão disponíveis na rede e são acessíveis via mecanismos standard que promovem a utilização por plataformas heterogéneas (ex.: telemóveis, tablets e computadores).
  • Agrupamento de recursos - os recursos de computação do fornecedor podem servir múltiplos consumidores/utilizadores, resultando numa afetação dinâmica dos mesmos, tanto física como virtual, de acordo com a procura existente.
  • Elasticidade - os recursos podem ser disponibilizados de forma flexível, de acordo com a procura. Têm um cariz aparentemente ilimitado e podem ser aprovisionados em qualquer quantidade e em qualquer momento.
  • Passível de ser medido - a utilização dos recursos é monitorizada, controlado e reportado, permitindo transparência tanto ao cliente como ao fornecedor do serviço.

Os serviços de computação em cloud podem também assumir diferentes modelos de serviço e disponibilização:

Estratégia

Qual a visão Cloud da Administração Pública?

A  Estratégia TIC2020 identificou a inovação e competitividade como eixos estratégicos para a sua modernização, assentes numa gestão eficiente das competências e dos recursos disponíveis.

A adoção da cloud nos vários organismos da Administração Pública permitirá dar resposta a ambas as exigências. Por um lado, abre espaço a um aumento de eficiência, por outro funciona também como catalisador do processo de inovação. 

Para potenciar todos os benefícios da cloud é importante que se verifique uma mudança de cultura na Administração Pública, que priorize a adoção e adaptação às soluções que o mercado oferece e não a criação de abordagens personalizadas, que tendem a revelar-se mais dispendiosas. 

Ambiciona-se que a adoção pela Administração Pública seja uma adoção de modelos Cloud, sempre que possível, em modo inteligente, seguro e eficiente. A estratégia de adoção da cloud pelo Governo Português deve adotar os seguintes princípios orientadores:

  • Segurança e soberania da informação e dos dados como requisitos críticos que podem condicionar a adoção e tipo de serviços cloud;
  • Desenvolver soluções recorrendo a serviços cloud, de acordo com uma Framework de adoção;
  • Adotar soluções de mercado e privilegiar serviços cloud conforme disponibilizados pelos fornecedores, minimizando costumizações;
  • Monitorizar detalhadamente o consumo e qualidade dos serviços cloud;
  • Definir uma estratégia operacional de saída de cada serviço cloud, procurando evitar o fenómeno do vendor lockin.

Framework de Adoção Cloud

O que é a Framework de Adoção Cloud?

A decisão de implementar ou migrar um sistema ou infraestrutura para o modelo cloud deve ser tomada de forma fundamentada, obedecendo a diretrizes claras que tenham por base uma análise custo-benefício, com vista à maximização dos benefícios já elencados e à minimização de eventuais riscos. Nem todos os cenários serão exequíveis, ou justificarão a mudança.

Para apoiar a AP nesta migração, surgiu a Framework de Adoção Cloud. Esta Framework foi desenhada como linha orientadora que, através de um modelo de pontuação, com questões que postulam uma mentalidade crítica, tanto ao nível tecnológico como económico, mas mantendo um caráter sensibilizador, salienta os principais aspetos a ter em consideração na decisão.

Mosaicos relacionados

Esta área técnica está relacionada com os seguintes elementos do Mosaico: