Saltar para o conteúdo principal da página

Serviço de Autenticação

Atualização30.10.2023

Definição

Em que consiste a plataforma?

O Serviço de Autenticação é desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e encontra-se no ecossistema do Autenticação.Gov. Providencia autenticação em várias modalidades (Security Assertion Markup Language - SAML, Open Authorization - OAuth, JSON Web Token - JWT).  Qualquer entidade pública ou privada, pode integrar e disponibilizar o Serviço de Autenticação aos seus utilizadores. A autenticação é efetuada através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, certificados das ordens profissionais ou eIDAS.

Benefícios

Porque é que é importante?

  • Garante a segurança e fiabilidade já que a autenticação é efetuada através do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, certificado profissional e eIDAS;
  • Implementação do serviço de forma fácil e rápida;
  • Fornece uma maior comodidade para os cidadãos com a centralização da autenticação.

Elegibilidade

A quem se destina?

O Serviço de Autenticação destina-se a todos os cidadãos e entidades públicas e privadas.

Custo

Qual o custo de adesão?

Para o utilizador, a adesão e utilização não tem qualquer tipo de custos associados. Relativamente às entidades interessadas em aderir a este serviço, deverão contactar a AMA.

Enquadramento jurídico

Qual a legislação de suporte?

Adesão

Como utilizar a plataforma?

O Serviço de Autenticação atua como um centralizador para todas as entidades públicas ou privadas que pretendam disponibilizar serviços de autenticação aos cidadãos. Assegura a segurança dos dados dos cidadãos e reduz o tempo de configuração de autenticação dos serviços. No Mosaico apresentamos as informações a considerar no processo de adesão à plataforma.

Contactos

Com quem posso falar?

Precisa de ajuda?

Para saber mais sobre como integrar com o Serviço de Autenticação, deverá submeter um pedido preenchendo o formulário online em Autenticação.Gov.