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Plataforma Multicanal (PMC)

Atualização29.02.2024

Definição

Em que consiste a plataforma?

A Plataforma Multicanal (PMC) é uma plataforma de serviços comuns que suporta o portal ePortugal.

Nesta plataforma é possível a configuração de procedimentos administrativos, a subsequente submissão de pedidos, a sua entrega a entidades da Administração Pública, e a comunicação com as diversas partes interessadas.

A PMC permite:

  • Desmaterialização de procedimentos administrativos e a sua parametrização;
  • Desmaterialização dos formulários em papel/PDF, para formulários online no portal ePortugal;
  • Desmaterialização de serviços ao abrigo do código administrativo;
  • Workflow e integrações através da Plataforma de Integração da iAP.

Benefícios

Porque é importante?

  • Oferecer às Entidades que não disponham de capacidade técnica, uma forma rápida de desmaterialização de procedimentos, e a subsequente comunicação com os interessados, sem a necessidade de desenvolvimentos por medida;
  • Promover eliminação do suporte físico em papel em todos os processos (primários ou de suporte) dentro de cada organismo público, entre organismos públicos e, sempre que possível, na relação com cidadãos e empresas, potenciando, simultaneamente, a modernização administrativa;
  • Potenciar a utilização dos Serviços Eletrónicos passíveis de prestação multicanal aos cidadãos e empresas, nos pontos únicos de contacto disponibilizados pela AMA;
  • Utilização de outras plataformas transversais de suporte à prestação de serviços eletrónicos, como a plataforma de pagamentos (PPAP), a gateway de SMS (GAP) e a ferramenta de gestão de formulários (eForms) da AP;
  • Permitir a redução de custos de investimento e manutenção associados à distribuição de serviços públicos, independentemente do canal utilizado.

Elegibilidade

A quem se destina?

Para ser elegível, é necessário haver uma necessidade (legal ou política) da desmaterialização dos procedimentos, associada à incapacidade técnica para a sua realização.

Custo

Qual o custo de adesão?

Para as entidades a adesão e a utilização não tem qualquer tipo de custos associados.

Enquadramento jurídico

Qual a legislação de suporte?

Adesão

Como utilizar a plataforma?

A PMC pode ser utilizada pelas entidades aderentes para desmaterialização de procedimentos administrativos, de formulários em papel ou até desmaterialização de serviços ao abrigo do código administrativo, garantindo às entidades de uma forma rápida a comunicação com os interessados, sem necessidade de desenvolvimentos por medida e potenciando a modernização administrativa.

Seja qual for a entidade que pretende aderir à PMC, no Mosaico apresentamos as informações a considerar no processo de adesão à plataforma.

Contactos

Com quem posso falar?

Precisa de ajuda?

Envie um email para epsc@ticapp.gov.pt.