O serviço de mensagens apresenta um custo de utilização baseado no volume de utilização por cada tipo de serviço e está descrito de forma detalhada no protocolo de adesão ao serviço.
De forma simplificada, o custo reflete a manutenção da infraestrutura e as comunicações. No caso do envio de mensagens o encargo varia consoante sejam mensagens nacionais ou internacionais. Na receção a variabilidade assenta na utilização de números longos ou curtos e do encargo ser suportado pelo cidadão ou gratuito para este e, nestes casos, suportado pela entidade.
Esta plataforma assenta num modelo de sustentabilidade partilhada que é definido pela entidade gestora, AMA I.P. De um modo geral, os custos de manutenção e evolução são partilhados pelas entidades aderentes.
Esta partilha de custos garante o cumprimento dos seguintes objetivos:
- Assegurar um ambiente fiável e de alta disponibilidade que garanta a confiança dos utilizadores na Plataforma;
- Garantir elevados níveis de segurança tanto na identificação e autenticação de utilizadores como na integridade e encriptação da informação transmitida;
- Evolução da plataforma com a introdução de novas funcionalidades resultantes das necessidades dos utilizadores;
- Incorporação de atualizações tecnológicas que permitam manter o state of the art tecnológico que pautou a conceção e a construção da Plataforma;
- Cumprimento dos níveis de SLA’s acordados com os organismos da AP e com os organismos privados, por vezes para aplicações críticas ao negócio, tanto ao nível da disponibilidade do serviço como da manutenção corretiva.