Testes de Software Área Técnica
Definição
Do que trata esta Área Técnica?
Os testes de software consistem nos processos de avaliação da qualidade que ocorrem durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento e manutenção de um software, para verificar se este atende aos requisitos especificados e funciona conforme esperado.
O principal objetivo dos testes de software é identificar problemas ou erros no software antes que seja lançado ou implementado em ambiente de produção, reduzindo assim tempo e dinheiro em correções. Permitem validar os requisitos funcionais, as user stories, o desenho dos interfaces, a acessibilidade e usabilidade, a segurança e a qualidade de código.
Os testes de software são fundamentais para garantir a qualidade, eficiência e eficácia do produto/serviço.
Benefícios
Porque é importante?
A realização de testes de software oferece diversos benefícios que impactam positivamente no desenvolvimento, na qualidade e no sucesso geral do software. Entre os vários benefícios destacam-se:
- Identificar antecipadamente falhas ou defeitos, para permitir a correção durante as fases iniciais do desenvolvimento;
- Melhorar continuamente a qualidade do software, garantindo que responde aos requisitos especificados e que funciona conforme esperado;
- Construir um software mais confiável, aumentando também a confiança dos utilizadores finais na utilização do produto/serviço;
- Economizar recursos financeiros e de tempo, uma vez que as correções têm maior impacto à medida que os desenvolvimentos estão mais avançados;
- Aumentar a satisfação do utilizador, por responder melhor às suas expectativas;
- Avaliar o desempenho do software, permitindo otimizações que resultam num melhor desempenho e escalabilidade do software;
- Testar a segurança do software, o que permite identificar e corrigir vulnerabilidades que ajudam a proteger o software contra ameaças, ataques ou utilizações incorretas;
- Cumprir com os requisitos ou padrões contratuais, legais ou regulamentados e/ou verificar a conformidade do objeto de teste com os requisitos ou normas.
Tipos de testes
Que tipos de testes existem?
Existem vários tipos de testes de software, cada um com um objetivo específico, estando divididos em dois grandes grupos: testes técnicos e testes funcionais.
Os testes técnicos são geralmente realizados pela equipa de desenvolvimento, ocorrem na fase de desenvolvimento e são executados pelos programadores. Os testes funcionais, geralmente realizados pela equipa funcional, acontecem numa fase de validação interna, antes dos testes de aceitação, e contam com a participação de uma equipa de testes que pode ser composta por profissionais especializados ou por analistas, product owner, UX designer e, por vezes, gestor de projeto.
De acordo com o serviço ou produto, a escolha dos testes a realizar deve ter em consideração qual o seu benefício, para que se cumpram os critérios de aceitação. Desta forma, existem testes que podem não fazer sentido serem realizados, como por exemplo os testes de integração, ficando ao critério da equipa decidir acerca da sua realização, conforme as suas reais vantagens, visto que os testes End-to-End (E2E), normalmente, também cobrem esta verificação.
Legislação e regulamentos
O que é obrigatório cumprir?
Requisitos de acessibilidade
Define os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis de organismos públicos, transpondo a Diretiva (UE) 2016/2102.
É possível validar os requisitos de conformidade do WCAG 2.1 na página de acessibilidade do AccessMonitor.
Deve ainda garantir o cumprimento dos requisitos do selo de ouro de usabilidade.
Diretiva Europeia sobre Requisitos de acessibilidade
Aproximar as disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros relacionadas com os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis dos organismos do setor público, permitindo, assim, que esses sítios web e essas aplicações móveis sejam mais acessíveis para os utilizadores, em especial para as pessoas com deficiência.
Lei Europeia da Acessibilidade
Transpõe a Diretiva (UE) 2019/882, relativa aos requisitos de acessibilidade de produtos e serviços