Saltar para o conteúdo principal da página

Modelo de interoperabilidade Interoperabilidade técnica

Atualização28.09.2022

Definição

O que é a interoperabilidade técnica ?

A interoperabilidade técnica é a camada que permite a ligação tecnológica entre diferentes sistemas e serviços, como interfaces, ferramentas, sistemas back end e front end, plataformas de dados, sistemas de pagamentos, sistemas de notificações, entre outros. Na Administração Pública, a interoperabilidade técnica é assegurada pela iAP que permite a troca de informação entre diferentes entidades, e a composição e disponibilização de serviços eletrónicos multicanal mais próximos das necessidades do cidadão e empresas, de uma forma ágil e com economia de escala.

Benefícios

Qual a sua importância?

Dado o contexto das TIC na Administração Pública, maioritariamente composto por sistemas fragmentados e construídos para as necessidades específicas de cada entidade, a interoperabilidade desempenha um papel fundamental. A interoperabilidade pretende acelerar a comunicação e troca de informação entre os diferentes sistemas, através do levantamento de especificações técnicas para identificar os pontos de contacto.

Recomendações

Quais as recomendações?

  • Utilize especificações abertas, sempre que possível, para garantir a interoperabilidade técnica na criação e evolução dos serviços públicos digitais.