Saltar para o conteúdo principal da página

Modelo de Interoperabilidade Interoperabilidade semântica

Atualização28.09.2022

Definição

O que é a interoperabilidade semântica?

A interoperabilidade semântica garante que o formato e entendimento dos dados e informação partilhados são preservados e compreendidos ao longo de todas as trocas. Num contexto prático, garante que "o que é enviado é o que é compreendido". Para além de promover o alinhamento dos conceitos semânticos dos serviços em prol do cidadão, a interoperabilidade semântica promove também o alinhamento da sintaxe, ou seja, o formato da informação e gramática utilizada.

Benefícios

Qual a sua importância?

O alinhamento semântico e sintático permite que os utilizadores tenham uma compreensão única para as mesmas palavras e conceitos na Administração Pública, contribuindo para que as entidades se expressem todas da mesma forma e para uma diminuição nas faltas de alinhamento.

Recomendações

O que seria interessante saber?

  • Priorize a criação de uma estratégia de gestão da informação ao mais alto nível entre entidades, de forma a evitar a fragmentação e entendimento diferente de conceitos idênticos;
  • Alinhe a estratégia de informação e comunicação com outras entidades, tratando os dados e informação como ativos públicos que são gerados, recolhidos, geridos, partilhados, protegidos e preservados;
  • Promova a criação e envolvimento de comunidades específicas de cada setor e transversais a todos os setores, para a criação de informação aberta e, consequentemente, facilitar o alinhamento de conceitos.