Saltar para o conteúdo principal da página

Modelo de Interoperabilidade Interoperabilidade organizacional

Atualização13.09.2022

Definição

O que é a interoperabilidade organizacional?

A interoperabilidade organizacional refere-se à forma como as entidades alinham os seus processos, responsabilidades e expectativas, de forma a atingir um objetivo e benefícios comuns em torno da interoperabilidade. Num contexto prático, a interoperabilidade organizacional pressupõe a documentação e a integração de processos de negócio onde informação relevante é partilhada. A criação de um relacionamento saudável e transparente, entre os vários níveis operacionais envolvidos, é também crucial para garantir a interoperabilidade organizacional.

Benefícios

Qual a sua importância?

O alinhamento organizacional permite garantir o cumprimento dos requisitos operacionais internos e um funcionamento eficiente do serviço. Adicionalmente, os utilizadores têm uma melhor perceção do estado dos seus processos, através da transparência e coerência processual entre as várias entidades envolvidas.

Recomendações

Quais as recomendações?

  • Documente e alinhe os processos entre entidades, através de técnicas de modelação e reengenharia de processos de forma a prestar um serviço público digital eficaz.
  • Clarifique e formalize as relações estabelecidas, com as devidas responsabilidades no âmbito da criação ou evolução dos serviços públicos digitais.