Saltar para o conteúdo principal da página

Perfil Arquiteto de Soluções

Atualização19.05.2023

Definição

O que significa ser Arquiteto de Soluções?

O arquiteto de soluções avalia as necessidades do serviço público digital, tipicamente em três vertentes - software, hardwareinfraestrutura - de forma determinar qual a visão técnica e arquitetónica de modo a garantir que esta está devidamente alinhada com a finalidade pretendida. O arquiteto de soluções define o contexto da solução, o caminho a seguir e define os recursos necessários para cumprir a visão definida. Tem também uma visão transversal dos serviços e recursos já existentes na entidade que se insere já que alinha as novas soluções de acordo com padrões e arquiteturas já definidas e integra com outros serviços já existentes de acordo com as necessidades.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Definir a arquitetura da solução, a estratégia e abordagem tecnológica;
  • Escolher as tecnologias a serem utilizadas no desenvolvimento do serviço que melhor respondem às necessidades e desafios;
  • Identificar as soluções de infraestrutura necessários para disponibilizar o serviço;
  • Assegurar que as plataformas, produtos, transações e arquiteturas do sistema são escaláveis e seguras;
  • Definir os pontos de integração entre as diferentes componentes do serviço;
  • Realizar a avaliação das componentes atuais de forma a identificar oportunidades de melhoria dos serviços;
  • Assegurar que as soluções cumprem as especificações de arquitetura por si definidas.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Verifique que entidades públicas recolhem os mesmos dados

Fazer o levantamento de outras entidades públicas que recolhem ou dispõem dos mesmos dados e documentos, registando e mapeando esta informação.

Pesquise e identifique tipologias de necessidades especiais

Pesquise e identifique, à priori, a tipologia de necessidades especiais que podem emergir e defina perfis de utilização para o serviço público digital, criando diferentes cenários e experiências.

Comunique com os responsáveis desde o início do projeto

Comunique com os responsáveis das diferentes soluções desde o início do projeto.

Mapeie as soluções existentes

Mapeie as soluções existentes e avalie a sua complexidade e criticidade.