Saltar para o conteúdo principal da página

Etapas Planear. Delinear o caminho e as ferramentas certas para cada projeto.

07.11.2022

Definição

O que quer dizer esta etapa?

Traçar o caminho a percorrer e identificar e planear as necessidades em cada etapa é fundamental para que o serviço público digital seja criado dentro do âmbito, prazo e custo estabelecidos e para que se conheça, em cada momento, em que ponto da jornada se encontra.

Planeie as necessidades do serviço público digital em todas as etapas: da conceção e desenvolvimento até à operação e monitorização. Considere as necessidades estratégicas e políticas, as necessidades de perfis e recursos ao longo do tempo, a infraestrutura de suporte ao serviço e, não menos importante, as ferramentas de trabalho e de comunicação entre a equipa.

Procure envolver uma equipa multidisciplinar, com competências distintas de acordo com as necessidades do serviço, para apoiar a identificação de requisitos de planeamento e as ferramentas adequadas que permitam criar e operar o serviço de forma sustentável.

Lembre-se que o serviço nunca está concluído: há sempre novas formas de melhoria. Assegure que existe alguém é responsável pelo serviço – product owner - enquanto este estiver ativo. Tenha em consideração as prioridades existentes, seja qual for o ponto da jornada em que se encontra: da descoberta e desenvolvimento, à avaliação e evolução.

O Mosaico é um ecossistema estratégico onde se relacionam em simultâneo muitos conceitos. As etapas do Mosaico são uma dessas peças fundamentais no apoio às equipas da Administração Pública.

Explorar etapas