Saltar para o conteúdo principal da página

Etapas Desenhar. Esboçar a experiência de cada serviço em detalhe.

07.11.2022

Definição

O que quer dizer esta etapa?

O serviço a disponibilizar deve ser desenhado em todos os seus momentos, prevendo a jornada completa de cada um dos atores. 

Pense e planeie todos os momentos do serviço, do início ao fim, contemplando todos os atores envolvidos e todos os canais, e analise as dificuldades, restrições e as oportunidades de simplificação e melhoria. 

Durante esta etapa questione pressupostos históricos, suposições e analise o resultado do desenho do serviço sob diversos prismas. Questionar e responder às questões levantadas vai permitir desenhar um serviço mais simples, orientado às necessidades reais e aos objetivos identificados, além de permitir identificar o que está bem e o que precisa ser melhorado.

O desenho completo do serviço e a consideração de todos os atores facilitam a criação de serviços digitais de maior qualidade e melhoria dos serviços existentes.​

A etapa “Desenhar” permite experienciar o serviço público digital antes do desenvolvimento e potencia que a solução resultante seja simples, intuitiva e alinhada com as necessidades. 

Aplicação na prática

Como pode o Mosaico ajudar a “Desenhar”?

Aplicação prática de cada uma das etapas do Mosaico, está intimamente relacionada com a compreensão entre o objetivo de cada etapa e a forma como estas podem potenciar a aplicação de princípios, o envolvimento de determinados perfis profissionais e o usufruto do conhecimento de cada área técnica.

Neste sentido, a AMA desenvolveu o Link on Apple  Ágora Design System, o sistema de design e desenvolvimento por detrás do ePortugal, o portal agregador de serviços públicos da República Portuguesa.

O Mosaico é um ecossistema estratégico onde se relacionam em simultâneo muitos conceitos. As etapas do Mosaico são uma dessas peças fundamentais no apoio às equipas da Administração Pública.

Explorar etapas