O serviço a disponibilizar deve ser desenhado em todos os seus momentos, prevendo a jornada completa de cada um dos atores.
Pense e planeie todos os momentos do serviço, do início ao fim, contemplando todos os atores envolvidos e todos os canais, e analise as dificuldades, restrições e as oportunidades de simplificação e melhoria.
Durante esta etapa questione pressupostos históricos, suposições e analise o resultado do desenho do serviço sob diversos prismas. Questionar e responder às questões levantadas vai permitir desenhar um serviço mais simples, orientado às necessidades reais e aos objetivos identificados, além de permitir identificar o que está bem e o que precisa ser melhorado.
O desenho completo do serviço e a consideração de todos os atores facilitam a criação de serviços digitais de maior qualidade e melhoria dos serviços existentes.
A etapa “Desenhar” permite experienciar o serviço público digital antes do desenvolvimento e potencia que a solução resultante seja simples, intuitiva e alinhada com as necessidades.