Saltar para o conteúdo principal da página

Definição

O que significa ser Tester?

tester é responsável pela realização de testes, funcionais, de usabilidade e acessibilidade, que garantem que o serviço público digital vai ao encontro dos requisitos estabelecidos pelo product owner e tem a qualidade desejável e o total funcionamento dos serviços para serem disponibilizados. tester é também responsável por apoiar a equipa de programadores a descobrir a causa dos erros e a eliminá-los, através da análise de processos, infraestrutura e através do entendimento dos requisitos do serviço.

A sua função é desconstruir o que os programadores constroem de forma a garantir que funciona ou no caso de não funcionar corrigir-se os erros antes de os utilizadores terem acesso às funcionalidades.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Testar todas as funcionalidades e detetar, antecipadamente, antes da sua entrada em funcionamento, quaisquer erros e defeitos na solução;
  • Documentar e comunicar os erros e defeitos detetados durante o desenvolvimento, de acordo com os processos e ferramentas utilizados;
  • Criar scripts de teste com base nos critérios de aceitação definidos, e automatizar os scripts das várias fases de teste;
  • Preparar os dados para os testes;
  • Trabalhar em colaboração com a equipa técnica e funcional ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento.

Legislação e regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Fomente a realização de testes unitários e integrados

Fomente a realização de testes unitários e integrados, de uma forma contínua ao longo do sprint, para garantir que as necessidades de correção podem ser supridas durante o decorrer do sprint.

Teste frequentemente a usabilidade e acessibilidade

Teste frequentemente, e em várias etapas do projeto, a usabilidade e acessibilidade do serviço com potenciais utilizadores reais, usando técnicas apropriadas.

Documente todos os resultados dos testes

Documente todos os resultados dos testes, de forma a comunicar à equipa as necessidades de alteração e revisão.