Saltar para o conteúdo principal da página

Perfil Service Designer

Atualização20.02.2023

Definição

O que significa ser Service Designer?

Service Designer desenha toda a jornada do serviço digital.

É responsável pelas componentes funcionais do serviço e faz a articulação com os elementos da equipa para compreender os requisitos e necessidades e para desenhar a jornada de um serviço digital inovador, orientado ao cidadão/empresa e suportando por processos sustentáveis para a Administração Pública.

O papel do Service Designer envolve a criação ou transformação de produtos, serviços e conteúdos, em canais presenciais e digitais, podendo envolver diversas ferramentas e entidades da Administração Pública.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Comunicar de forma eficaz e transversal, ultrapassando barreiras técnicas, de negócio, organizacionais e políticas, para compreender o contexto do serviço;
  • Compreender os fatores que afetam a realidade e as necessidades das pessoas afetadas pelo serviço, para definir os requisitos necessários;
  • Tornar simples a informação e as linguagens técnica e de negócio, para as tornar acessíveis a audiências não especializadas;
  • Desenhar o serviço e respetiva jornada, envolvendo a equipa;
  • Identificar áreas de melhoria no serviço, através de user research e das melhorias identificados pelo product owner ao longo do projeto;
  • Coordenar e orientar a equipa funcional.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Identifique as componentes base de qualquer serviço: atores, canal/localização, adereços/objetos necessários para executar o serviço, processos, entidades envolvidas.

Identifique quais as personas/ grupos de utilizadores do serviço público digital para desenhar o serviço para esse grupo em específico (ex.: cidadãos que buscam aconselhamento fiscal, empresas que pretendem consultar informações de consumo, organismos da Administração Pública, etc.).

Compreenda o objetivo do serviço, a necessidade existente, a capacidade de entrega da entidade que o disponibiliza.

Mantenha o foco na entrega de um serviço único, eficiente e integrado (ao invés de uma abordagem componente a componente).

Envolva e incorpore contributos dos utilizadores do serviço e de elementos da equipa.

Simplifique processos de trabalho para maximizar a eficiência.

Promova sessões de co-criação para a criação de protótipos.

Remova tudo o que não traga valor aos utilizadores do serviço.

Adote uma abordagem e desenvolvimentos ágeis para uma melhor adaptação às evolução das necessidades.

Focado nas pessoas das equipas da Administração Pública, na criação e evolução dos serviços públicos digitais do futuro, os perfis do Mosaico apresentam todas as informações relacionadas com a missão e responsabilidades de cada profissional.

Ver todos os perfis