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Perfil Dirigente

Atualização16.12.2022

Definição

O que significa ser Dirigente?

O dirigente da Administração Pública tem como objetivo a transformação digital dos serviços públicos prestados pela sua equipa ou pela entidade que dirige, consoante se trate de um dirigente de direção intermédia ou de direção superior.

É o responsável pela visão estratégica e de mudança da Administração Pública e o promotor da transformação digital dos serviços, dos processos de trabalho e pela capacitação da sua equipa para operacionalizar novos serviços públicos digitais.

Faz a articulação entre a visão de topo, mais política e alinhada com a tutela, e a gestão operacional da entidade ou equipa que dirige.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Garantir que o serviço público digital a disponibilizar endereça uma necessidade real e impactante no negócio, no trabalho do dia a dia ou no destinatário do serviço;
  • Promover a transformação digital do serviço prestado, nas diversas vertentes: serviço público digital para o cidadão ou empresa, forma de operação e processamento em back office, capacitação da equipa para novos processos de trabalho;
  • Articular e promover o alinhamento com as tendências da área governativa;
  • Promover e ser agente de mudança junto das equipas operacionais;
  • Promover o acesso e a partilha de conhecimento sobre serviços públicos digitais;
  • Promover o acesso a candidaturas e fundos de apoio para reformulação dos serviços;
  • Agir como sponsor do novo serviço público digital no âmbito da sua capacidade de atuação.

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Defina uma estratégia clara para os novos serviços públicos digitais.

Conheça as tendências da área governativa.

Conheça e mantenha-se a par dos conteúdos Mosaico: boas práticas na implementação de serviços digitais, legislação aplicável, requisitos e standards de implementação, metodologias que podem ser aplicadas.

Conheça e partilhe experiências com outras entidades da Administração Pública: podem existir projetos implementados noutras entidades que solucionam o mesmo problema e podem existir serviços que sejam úteis ou reutilizáveis para responder às necessidades identificadas.

Disponibilize templates de documentos que criem um padrão comum e auxiliem o amadurecimento das ideias, a definição de necessidades e requisitos, o acompanhamento dos projetos, a gestão da mudança e a medição de resultados.

Esteja aberto à inovação e à utilização de metodologias diferentes das normalmente aplicadas.

Focado nas pessoas das equipas da Administração Pública, na criação e evolução dos serviços públicos digitais do futuro, os perfis do Mosaico apresentam todas as informações relacionadas com a missão e responsabilidades de cada profissional.

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