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Perfil Dirigente

Atualização19.05.2023

Definição

O que significa ser Dirigente?

O dirigente da Administração Pública tem como objetivo a transformação digital dos serviços públicos prestados pela sua equipa ou pela entidade que dirige, consoante se trate de um dirigente de direção intermédia ou de direção superior.

É o responsável pela visão estratégica e de mudança da Administração Pública e o promotor da transformação digital dos serviços, dos processos de trabalho e pela capacitação da sua equipa para operacionalizar novos serviços públicos digitais.

Faz a articulação entre a visão de topo, mais política e alinhada com a tutela, e a gestão operacional da entidade ou equipa que dirige.

Missão

Quais os objetivos deste profissional?

  • Garantir que o serviço público digital a disponibilizar endereça uma necessidade real e impactante no negócio, no trabalho do dia a dia ou no destinatário do serviço;
  • Promover a transformação digital do serviço prestado, nas diversas vertentes: serviço público digital para o cidadão ou empresa, forma de operação e processamento em back office, capacitação da equipa para novos processos de trabalho;
  • Articular e promover o alinhamento com as tendências da área governativa;
  • Promover e ser agente de mudança junto das equipas operacionais;
  • Promover o acesso e a partilha de conhecimento sobre serviços públicos digitais;
  • Promover o acesso a candidaturas e fundos de apoio para reformulação dos serviços;
  • Agir como sponsor do novo serviço público digital no âmbito da sua capacidade de atuação.

Legislação e regulamentos

O que é obrigatório cumprir?

Boas práticas

O que seria interessante fazer?

Crie uma estratégia nos serviços públicos digitais

Defina uma estratégia clara para os novos serviços públicos digitais.

Conheça as tendências da área governativa

Conheça as tendências da área governativa.

Conheça e mantenha-se a par dos conteúdos Mosaico

Conheça e mantenha-se a par dos conteúdos Mosaico: boas práticas na implementação de serviços digitais, legislação aplicável, requisitos e standards de implementação, metodologias que podem ser aplicadas.

Conheça e partilhe experiências com outras entidades da Administração Pública

Conheça e partilhe experiências com outras entidades da Administração Pública: podem existir projetos implementados noutras entidades que solucionam o mesmo problema e podem existir serviços que sejam úteis ou reutilizáveis para responder às necessidades identificadas.

Disponibilize templates comuns de documentos

Disponibilize templates de documentos que criem um padrão comum e auxiliem o amadurecimento das ideias, a definição de necessidades e requisitos, o acompanhamento dos projetos, a gestão da mudança e a medição de resultados.

Esteja aberto à inovação

Esteja aberto à inovação e à utilização de metodologias diferentes das normalmente aplicadas.