Saltar para o conteúdo principal da página

Etapas Definir. Elencar as principais caraterísticas e prioridades do serviço.

07.11.2022

Definição

O que quer dizer esta etapa?​

Após a compreensão da necessidade, é crucial definir os objetivos, prioridades e características base do serviço público digital. Trata-se dos princípios-base e pressupostos que vão nortear o desenho e desenvolvimento do serviço.

Definir e quantificar o problema a resolver e os custos associados (humanos, financeiros e outros) é importante para perceber o ponto de partida. Com estes dados torna-se mais simples definir os objetivos a atingir, o público-alvo, os canais onde vai ser disponibilizado o serviço, os requisitos legais e técnicos a endereçar e a forma de medir o seu sucesso após disponibilizado. 

A etapa “Definir” permite caracterizar e o problema, objetivos e requisitos de forma concreta e percetível. Quanto melhor a definição, mais qualidade terão as soluções resultantes.

O Mosaico apoia as equipas da Administração Pública na definição das características, requisitos base e prioridades dos serviços públicos digitais e promove o alinhamento e coerência entre a necessidade compreendida em “Descobrir” e o novo serviço a desenhar e desenvolver.

O Mosaico é um ecossistema estratégico onde se relacionam em simultâneo muitos conceitos. As etapas do Mosaico são uma dessas peças fundamentais no apoio às equipas da Administração Pública.

Explorar etapas