Saltar para o conteúdo principal da página

Definição

Em que consiste a plataforma?

O Fornecedor de Autenticação é uma plataforma desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) que providencia um serviço de autenticação em várias modalidades (Security Assertion Markup Language - SAML, Open Authorization - OAuth, JSON Web Token - JWT).  Qualquer entidade pública ou privada, pode integrar e disponibilizar o serviço de autenticação aos seus utilizadores. A autenticação é efetuada através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, certificados das ordens profissionais ou eIDAS.

Benefícios

Para que serve?

  • Garante a segurança e fiabilidade já que a autenticação é efetuada através do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, certificado profissional e eIDAS;
  • Implementação do serviço de forma fácil e rápida;
  • Fornece uma maior comodidade para os cidadãos com a centralização da autenticação.

Elegibilidade

A quem se destina?

O Fornecedor de Autenticação destina-se a todos os cidadãos e entidades públicas e privadas.

Custo

Qual o custo de adesão?

Para o utilizador, a adesão e utilização não tem qualquer tipo de custos associados. Relativamente às entidades interessadas em aderir a este serviço, deverão contactar a AMA.

Enquadramento jurídico

Qual a legislação de suporte?

Utilizar a plataforma

Como utilizar a plataforma?

O Fornecedor de Autenticação atua como um centralizador para todas as entidades públicas ou privadas que venham a integrar com este serviço. Assegura a segurança dos dados dos cidadãos e reduz o tempo de configuração de autenticação dos serviços. No Mosaico apresentamos as informações a considerar no processo de adesão à plataforma.

Contactos

Com quem posso falar?

Precisa de ajuda?

Para saber mais sobre como integrar os meios Autenticação.gov com sistemas, portais ou aplicações, deverá ser enviado um email para eid@ama.pt.

A articulação e relação transversal de todos os sistema da Administração Pública é absolutamente fundamental para uma arquitetura empresarial forte e que se traduza em serviços públicos digitais de excelência.

Descobrir arquitetura