Saltar para o conteúdo principal da página

Plataformas comuns Catálogo de Entidades e Serviços (CES)

09.11.2022

Definição

Em que consiste a plataforma?

No sentido de melhor agregar num ponto único, e sob um conceito comum, todos os serviços disponíveis ao cidadão e à empresa, o Catálogo de Entidades e Serviços (CES) foi desenvolvido como um modelo Software as a Service (SaaS), na qual são parametrizados todos os serviços públicos disponibilizados.

O CES é constituído pelo Catálogo de Serviços, eServices, Especializações de Serviços, o Catálogo de Entidades (públicas e privadas) e o Catálogo de Pontos de Atendimento.

Implementa o conceito de serviço público através do Core Public Service Vocabulary, um modelo de dados simplificado, reutilizável e extensível, definido através de especificações comuns a nível nacional e europeu.

Este conjunto de definições e estruturas comuns permite a interoperabilidade semântica de serviços e informação nos diferentes sistemas.

É a principal fonte de informação do ePortugal e do Mapa de Cidadão e alimenta atualmente outras aplicações: Notificações Eletrónicas, Livro de Reclamações e Plataforma de Serviços.

Benefícios

Porque é que é importante?

  • Fornecer informação num formato Machine Readable;
  • Fornece informação sobre serviços públicos, agrupando-os por eventos de vida, eventos de negócio ou outras categorias;
  • Contribuir para a governação de serviços públicos – contribui para a interoperabilidade semântica, legal, organizacional e técnica;
  • Permitir recolher informação entre portais a nível nacional e europeu – facilita a pesquisa e o acesso a serviços públicos;
  • Promove a criação de serviços públicos digitais a nível nacional e europeu.

Elegibilidade

A quem se destina?

Entidades públicas prestadoras de Serviços Públicos a cidadãos ou empresas, e, Entidades Privadas que tenham presença nas lojas do cidadão.

Custo

Qual o custo de adesão?

Sem custos.

Enquadramento jurídico

Qual a legislação de suporte?

Utilizar a plataforma

Como utilizar a plataforma?

O Catálogo de Entidades e Serviços atua como centralizador de informação sobre todos os serviços prestados e respetivos canais de disponibilização das entidades da Administração Pública central e das entidades da Administração local que venham a integrar. Desta forma, o Mosaico disponibiliza as informações necessárias para iniciar a adesão.

Contactos

Com quem posso falar?

Precisa de ajuda?

Envie um email para epc@ama.pt.

A articulação e relação transversal de todos os sistema da Administração Pública é absolutamente fundamental para uma arquitetura empresarial forte e que se traduza em serviços públicos digitais de excelência.

Descobrir arquitetura